Search
Previous slide
Next slide

Ações de prevenção marcam o Dia Mundial de Combate à AIDS em Foz

Previous slide
Next slide

O Dia Mundial de Combate à Aids será marcado pela oferta de testes rápidos para HIV e sífilis, neste sábado (1º), em frente ao Zoológico Bosque Guarani, no centro de Foz. A ação para o diagnóstico precoce é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através do programa Municipal IST-Aids e Hepatites Virais, juntamente com a Comissão Técnica de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) do GT-Itaipu Saúde.  

Serão ofertados 300 testes rápidos (150 HIV e 150 síflis) no horário das 8h às 15 horas. Também serão distribuídos materiais informativos sobre a campanha de combate a AIDS e orientações sobre a prevenção das infecções.

A ação acontecerá de forma simultânea em Puerto Iguazu (Argentina) e Ciudad Del Este (Paraguai) e integra o projeto “Estratégia de Prevenção na Tríplice Fronteira – Dia do Barulho contra o silêncio das IST na Tríplice Fronteira” organizado pelo GT Itaipu Saúde.

Neste ano, a campanha acontecerá de forma simultânea em Puerto Iguazu (Argentina) e Ciudad Del Este (Paraguai) e integra o projeto “Estratégia de Prevenção de IST na Tríplice Fronteira” organizado pelo GT Itaipu Saúde. 

No Paraguai, os testes serão ofertados na aduana, das 8h às 13h e na Costanera de Hernandárias, das 15h às 20h. Na Argentina, as ações seguem das 9h às 13h e das 16h às 20h no Marco de Puerto Iguazu. 

O projeto inédito “Estratégia de Prevenção de IST na Tríplice Fronteira” será lançado nesta sexta (30) às 15 horas no Marco das Três Fronteiras, em Foz e contará com a presença das autoridades dos três países. 

Diagnóstico

Os testes rápidos pra HIV e sífilis são feitos a partir de punção digital, com pequena amostra de sangue. Os resultados saem em cerca de 40 minutos e sua eficácia é igual ao tradicional. O teste é simples, rápido e indolor, realizado com privacidade e sigilo. A ação tem por objetivo incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus HIV, causador da Aids e sífilis.

“Em casos de HIV reagente, o usuário é acolhido pela equipe de saúde, que fará a orientação e o encaminhamento ao Serviço de Assistência Especializada – SAE do Programa IST-Aids, localizado no Centro de Especialidades Médicas. Todos recebem tratamento e a medicação adequada para cada caso”, explicou o coordenador do programa IST/AIDS Wanderley Erasmo Furtado. “O diagnóstico e o tratamento precoce sobre uma eventual infecção aumentam consideravelmente a eficácia do tratamento e com isso a qualidade de vida de quem tem o vírus evitando também a transmissão vertical e a infecção de parceiros”, completou.

Dados

De 1988 a outubro de 2018 foram contabilizados 3.198 casos de HIV/Aids nos 9 municípios de abrangência da Regional de Saúde. De 2015 a 2018 Foz do Iguaçu registrou 387 casos, sendo a grande maioria (77%) em homens com idade entre 20 a 34 anos (56%) e 35 a 49 anos (26,8%). As mulheres representam 22,7% dos casos.

Somente neste ano (janeiro a agosto) o programa IST/Aids contabilizou 191 casos de HIV na cidade. Destes, 83 transferidos, ou seja, de pessoas que vieram de outras cidades e hoje fazem o tratamento no município.Segundo o coordenador do programa, o aumento dos casos deve-se a maior oferta de diagnóstico.

Dia Mundial

O Dia Mundial de Combate à Aids é lembrado em 1º de dezembro e tem por função primordial alertar toda a sociedade a doença. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e no Brasil é marcada por ações desde 1988, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data.

Serviço

Oferta de testes rápidos HIV e Sífilis

Quando: 1º de Dezembro, sábado

Horário: das 8h às 16h – finalizando a execução dos testes às 15h

Local: Parque Zoológico Bosque Guarani

Previous slide
Next slide