Search
Previous slide
Next slide

A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS COM 
OS PÉS NO TRATAMENTO PREVENTIVO E 
NA MELHORA NA QUALIDADE DE VIDA

Previous slide
Next slide

Profissionais de saúde treinados para ajudar a prevenir, diagnosticar e investigar patologias nos pés e tornozelos, além de tratar determinadas condições, os podólogos também têm a habilidade corrigir problemas que causam desconforto e dor em seus pacientes.

O podólogo pode trabalhar em clínicas especializadas, associações desportivas, hospitais, unidades básicas de saúde, a domicílio e até mesmo empreender em um negócio próprio.

Foto: Canvas.com

A podologia é muito mais do que apenas desencravar uma unha. A técnica ajudar as pessoas com diabetes, por exemplo a se prevenir contra complicações, desde o uso de calçados confortáveis ou a correta higiene dos pés.

Os podólogos atuam na resolução de problemas como unhas encravadas, feridas, infecções fúngicas, micoses, calosidades, verrugas, pé de atleta, pé diabético, maus odores em excesso, dores no calcanhar, calcanhares secos e rachados, pés chatos e joanetes, olho de peixe, fissuras, psoríase, descamações, bolhas, gota e até ajudar a tratar lesões esportivas.

Além disso, o podólogo pode receitar órteses, que são palmilhas feitas sob medida, acolchoamento e suportes de arco para aliviar dores no arco dos pés ou no calcanhar. Essas peças são colocadas no calçado para realinhar o pé, tirar a pressão das áreas vulneráveis ​​ ou simplesmente deixar o calçado mais confortável.

Mesmo que seus pés estejam em boas condições, você pode considerar fazer uma única sessão de podologia. Ainda que só precise remover qualquer pele dura dos pés ou cortar as unhas. Os podólogos também podem aconselhar sobre o melhor calçado.

Mercado em crescimento
O mercado de podologia está em pleno crescimento no país. De acordo com a Associação Brasileira de Podologia (ABP), há mais de 50 mil profissionais em todo o Brasil e a renda mensal varia de R$ 2 mil a R$ 6 mil para quem tem o curso técnico.

Maior mercado do país, a cidade de São Paulo tem uma grande diversidade de clínicas e profissionais disponíveis. A ida ao podólogo deve ser algo recorrente, pois a prevenção de problemas nos pés evita a geração de futuras consequências.

Em uma cidade como a capital paulista, com cada vez mais idosos, a podologia se mostra essencial para a manutenção da saúde dos pés das pessoas da terceira idade, afinal é muito maior o índice de diabéticos nesta faixa etária. 

Previous slide
Next slide