Entre uma barraca e outra, junto aos trabalhos manuais ou perto dos pastéis fritos na hora, surgem textos literários pendurados em varais, exposições e livros misturados a poemas aromatizados com plantas naturais. É mais uma edição do programa Tirando de Letra, iniciativa da associação Guatá, em parceria com a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, para popularizar a leitura, a literatura e a escrita, realizada durante a Feira Livre do Bosque Guarani.
Às sextas-feiras, feirantes, expositores e visitantes dispõem gratuitamente do acervo de materiais e das atividades culturais promovidas pela Guatá. Os volantes e edições em formato acessível são distribuídos gratuitamente entre o público. A banca abrange livros, revistas e quadrinhos, impressos e adesivos de fragmentos literários, exposições, minioficinas e objetos lúdicos, como a geladeira estilizada que conserva boas leituras e ideias.
Na sexta-feira, 05, a ação promoveu minioficinas de confecção de pequenos brinquedos com dobraduras e restos de papel e de fanzine, dirigida para o público infantil, reunindo filhos de trabalhadores e de visitantes da Feira do Bosque, com idade entre cinco e onze anos. A atividade é acompanhada por mediadoras de leitura, que também são responsáveis por dinâmicas e interações com o púbico.
Acervo
Além das oficinas e do acervo de livros, quadrinhos e revistas, a associação Guatá compartilhou com os visitantes da Feira do Bosque Guarani folhetins de vários autores como Augusto Boal, Paulo Leminski, Sergio Vaz, Alice Ruiz, Carlos Luz e Mano Zeu. Também aconteceram jogos e brincadeiras voltadas para a escrita, utilizando recursos como poesia, quebra-cabeça poético e caixa criativa de histórias.
Sobre o projeto
Tirando de Letra é um programa permanente da associação Guatá, com o objetivo de incentivar o gosto e o hábito pela leitura e a produção de textos.
Com o apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, até dezembro deste ano o projeto realizará 15 intervenções em feiras livres e eventos culturais para a comunidade. Realizado desde 2005, Tirando de Letra foi reconhecido pelo Ministério da Cultura como Ponto de Mídia Livre (2011) e como Ponto de Cultura, selecionado em edital para a realização do projeto de 2013 a 2015.
Tirando de Letra na Feirinha do Bosque Guarani
Data: todas as sextas-feiras, das 16 às 22 horas
Local: Zoológico Bosque Guarani (próximo ao Terminal de Ônibus – TTU)
Entrada gratuita