Os xeiques Abdo Nasser El Khatib, do Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu, Abbas Al Baghdadi, da Sociedade Beneficente Islâmica de Foz do Iguaçu, e Fadi Ahmad Aljafarawi, do Centro Árabe Islâmico Paraguaio, observarão se a lua minguante no fim do dia estará entrando na lua nova, como está previsto, para então fazer o anúncio do começo do mês sagrado. Caso a observação seja bem-sucedida, o primeiro dia oficial do Ramadã será na segunda-feira, 06.
O embaixador Mohamed Zrug, representante da Frente Polisario no Brasil, também deve participar da ação, que deve reunir integrantes da comunidade árabe de Foz do Iguaçu, considerada a segunda maior do Brasil, com aproximadamente 17 mil pessoas, atrás apenas da de São Paulo.
O início do mês sagrado é baseado na combinação das observações da lua e em cálculos astronômicos. O islamismo usa o calendário lunar, que é 11 dias mais curto que o solar. Dependendo da formação da lua, o Ramadã pode ocorrer em meses diferentes do ano. Esse é o período de purificação, no qual os muçulmanos fazem jejum desde o amanhecer e até o entardecer.