A 1ª Companhia Independente de Fronteira foi criada no dia 26 de fevereiro de 1932, mas solenidade de comemoração a data acontecerá na sexta-feira (24), a partir das 20 horas no 34º Batalhão de Infantaria Motorizado de Foz do Iguaçu.
Foto: Garon Piceli | Clickfoz |
Uma das atrações é o Concerto do Dia do Soldado, uma parceria da banda do Batalhão com o coral de Itaipu Binacional |
O evento contará com a participação de militares e civis, autoridades políticas, religiosas e da sociedade civil organizada além de membros do empresariado local. A solenidade será simples, de acordo com o coronel Antônio Cezar Mendes de Oliveira, mas este ano será todo repleto de comemorações ao aniversário.
“Hoje nós vamos fazer o lançamento do selo comemorativo dos Correios e haverá o desfile dos ex integrantes, mas no decorrer do ano haverão outras ações comemorativas: esperamos montar um local de exposição do acervo histórico do Batalhão e também lançar uma revista com o resgate histórico”, explicou o coronel Mendes.
A história conta que o povoamento regular e definitivo da região por habitantes brasileiros começou coma instalação da “Colônia Militar do Iguaçu” em 1989. O coronel se orgulha de dizer que o Batalhão foi fundamental para o desenvolvimento social e econômico da cidade. “Nós temos muito orgulho de ter participado desse processo porque Foz é uma cidade que deu certo”.
Segundo o coronel, o Exército era o único responsável pela segurança da cidade nos primeiros anos de sua fundação “o contrabando que existia aqui na região era de café e mate, o exército é que fazia a segurança da população local”.
Antes que existisse toda a estrutura administrativa que tem hoje, houve um tempo até em que o comandante do Batalhão era o administrador da Santa Casa – então principal hospital da cidade.
O acervo histórico que será criado contará muitas outras histórias curiosas, pitorescas e interessantes da relação do Batalhão com o município. Segundo o coronel, o espaço será aberto ao público.