O projeto “Plantando Cidadãos”, do Grupo Escoteiro Guairacá, de Foz do Iguaçu, foi um dos vencedores da 19ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, elaborado pela Editora Expressão, de Santa Catarina. A cerimônia de premiação e entrega do troféu “Onda Verde” acontecem no dia 21 de setembro, durante o Fórum de Gestão Sustentável, em Florianópolis (SC).
Entre os participantes, grandes empresas, como a Sanepar, Malwee, Banrisul. O projeto iguaçuense foi desenvolvido pelo escoteiro João Repossi Filho, ex-presidente do Grupo Guairacá, e não teve apoios financeiros. Entre os trabalhos desenvolvidos, estão o plantio de mudas de árvores, campanhas de vacinação, arrecadação de alimentos, entre outros. O autor do projeto não escondeu a felicidade pelo prêmio. “É uma alegria, mas ao mesmo tempo uma responsabilidade muito grande. Não foi apenas um grupo de escoteiros que ganhou, a cidade também e pode servir como incentivo para que outros grupos e empresas da cidade participem”, sugeriu João Repossi.
Este foi o terceiro ano em que o grupo participou do concurso. O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado logo após a Rio-92, sendo certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como o “mais importante do país”. Mais de dois mil cases foram inscritos, desde a sua criação.