Os 16 municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, que representam a região Cataratas e Caminhos, estiveram representados nos dias 2 e 3 de março, em Curitiba, durante o 18º Salão Paranaense de Turismo. As pessoas que visitaram o estande – localizado no espaço destinado à 8ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná -, levaram para casa material gráfico das cidades contendo informações dos destinos turísticos, bem como conferiram de perto o artesanato desenvolvido dentro do programa Ñandeva, que estava exposto.
Paralelo ao evento principal, a diretora técnica do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Sandra Finkler, participou do Portfólio 15×15 – Turismo Criativo -, uma novidade do Sebrae Paraná, Escola de Criatividade e Secretaria de Estado do Turismo (SETU), que objetiva, de forma prática e criativa, aproximar fornecedores e potenciais parceiros compradores. Por 15 minutos, em um ambiente informal, vários empresários e representantes do turismo tiveram a oportunidade de “vender o seu peixe” e trocar ideias.
Foto: Cesar Scoassabia |
Sandra Finkler teve 15 minutos para apresentar os atrativos da região lindeira |
“Foi uma experiência muito interessante onde pudemos mostrar nossas potencialidades e, principalmente, que estamos prontos para receber”, avaliou Sandra ao final de sua apresentação sobre as opções de turismo no Lago de Itaipu, realizada na tarde do dia 3. Além da representante do Conselho dos Municípios Lindeiros, a empresária e coordenadora do Núcleo de Turismo de Medianeira, Alexsandra Marasca da Rosa, a Duda, participou do Portfólio 15×15 na sexta-feira, 2, para divulgar o Circuito Doce Recanto D’ Itália, lançado em 16 de dezembro do ano passado. O roteiro conta com a participação de dez empreendimentos e o custo do passeio é de R$ 126 por pessoa. Duda informou que todos os empreendimentos estão preparados para receber os turistas, e, que a princípio, o atendimento está sendo realizado aos sábados com agendamento dos grupos. “Mas nada impede que o interessado visite nossos atrativos sem que esteja inserido em um dos grupos”, destacou.
Entre os dez empreendimentos, nove são de Medianeira e um de Matelândia que foi convidado a participar para enriquecer o roteiro, sendo eles: Hotel Passarela, Paraíso das Orquídeas, Recanto Olivo, Morro da Salete, Castelletto (Matelândia), Casa do Artesão, Chocolates Duda e Cantina Amici.
Visitantes – Além do público de várias regiões do Paraná que circulou pelo Salão Paranaense de Turismo, a prefeita de Santa Helena, Rita Schimidt e o prefeito de Guaíra, Manoel Kuba, estiveram no estande da região.
“Não poderíamos deixar de prestigiar esse evento que contribui significativamente para que as nossas cidades lindeiras sejam vistas do ponto de vista do desenvolvimento e do turismo”, disse o prefeito Kuba.
Serviços – Maiores informações sobre o Circuito Doce Recanto D’Itália podem ser obtidas com a Duda pelo telefone (45) 8821 7657 ou e-mail dudachocolates@hotmail.com.