A Secretaria de Ação Social de Foz do Iguaçu está divulgando aos iguaçuenses, o Disque Idoso – 0800 41 0001 – que atende denúncias de maus tratos contra pessoas idosas. O número gratuito funciona em todo o Paraná de segunda a sexta-feira das 8h30 ao meio-dia e das 13h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira. Em média, o serviço que garante o anonimato do denunciante atende em média 15 ligações diárias. E também pelo e-mail disqueidoso@sept.pr.gov.br.
O serviço estadual é da Divisão de Gestão da Proteção Básica e alcança todos os municípios paranaenses. O atendimento faz o registro da denúncia e encaminha para as Secretarias de Ação Social dos municípios para que o caso seja investigado. Em todos os casos, visitas são feitas aos idosos por assistentes sociais para os encaminhamentos dos casos de violação sobre os direitos dos idosos.
O Disque Idoso é um canal de comunicação entre o cidadão e os seus direitos. As informações mais buscadas são sobre transporte, agressões, pressão psicológica, o que fazer em caso de apropriação indébita, entre outros. Além das informações sobre o Estatuto do Idoso, algumas ligações buscaram orientações sobre saúde e políticas públicas para os idosos.
As queixas são usualmente de agressões verbais, psicológicas e físicas, negligência, apropriação indébita de benefícios, cárcere privado ou até denúncia de idoso que tentava se suicidar. Denúncias gerais como discriminação, perturbação de vizinhos e falta de prioridade nos atendimentos de bancos e lotéricas.