Foto: Bruno Zanette |
Presidente da Amop e prefeito de Toledo, José Schiavinato |
Prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) se reuniram nesta quinta-feira (19) no Recanto Park Hotel, em Foz do Iguaçu, para discutir uma proposta de saneamento ambiental para a região de abrangência da Amop. O objetivo da reunião, também foi buscar formas para que os municípios consigam recursos para a elaboração dos planos de saneamento.
Entre as empresas que apoiam a iniciativa e desenvolve projetos a respeito do saneamento nos municípios da AMOP está a Itaipu Binacional. O prefeito de Toledo e presidente da entidade, José Carlos Schiavinato, falou a respeito desta parceria. “É importante a participação da Itaipu Binacional nessa discussão para poder auxiliar os municípios, junto com a AMOP, a fazer com que esses planos de saneamento possam estar prontos. A partir daí, cada uma das prefeituras, com o plano pronto e podendo desenvolver os projetos técnicos, terá as ferramentas em mãos, para poder buscar apoio junto ao governo do estado, ao governo federal e essa união de forças para atingir os objetivos”, disse.
Um dos municípios que desenvolve um projeto de destaque em relação ao saneamento e produção de energia é Entre Rios d’Oeste. De acordo com o prefeito Elcio Zimmerman, a ideia é transformar a cidade autossustentável nesta questão. “Estamos desenvolvendo um novo conceito, denominado de saneamento urbano-rural. Temos que entender que ele é diferenciado em razão desta condição. Podemos transformar os dejetos urbanos, os dejetos rurais e os resíduos sólidos na produção, inclusive de energia para tornarmos nosso município autossustentável em matéria de produção de energia”, afirmou.
A presença do presidente da Funasa, Fundação Nacional da Saúde, Gilson de Carvalho Queiroz Filho, era aguardada no local, mas seu voo sofreu atraso e chegou a Foz do Iguaçu somente após as 17h.