Search
Previous slide
Next slide

Estão abertas as inscrições para a Cátedra Simón Bolívar na UNILA

Previous slide
Next slide

 

Está programada para os dias 7 e 8 de maio a primeira conferência do Programa de Cátedras Latino-Americanas de 2012. A Cátedra Simón Bolívar de Integração Regional em Perspectiva Comparada terá como fundador o pesquisador Philippe Schmitter, que irá falar sobre "A experiência da Integração e o futuro da Democracia".

 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio de preenchimento do formulário eletrônico através do link. O evento é voltado para alunos e professores dos cursos de pós-graduação de todos os países da América Latina. As vagas são limitadas.

 

A conferência será no Auditório César Lattes, no Parque Tecnológico Itaipu (onde funciona o campus provisório da UNILA), nos dias 7 e 8 de maio, das 9h às 12h.

 

O fundador – Philippe Schmitter é professor emérito do Departamento de Ciências Políticas e Sociais, no Instituto Universitário Europeu, em Florença (Itália). Desde 1967 trabalha como professor assistente no Departamento de Política da Universidade de Chicago e na Universidade de Stanford.

 

Schmitter tem diversas publicações sobre política comparada e integração, transição de regime autoritário e processos de democratização. Em 2009, o pesquisador ganhou o Prêmio Johan Skytte em Ciência Política por seu trabalho pioneiro sobre o papel do corporativismo nas democracias modernas. Ele também recebeu o ECPR Lifetime Achievement Award em reconhecimento da sua contribuição para a ciência política.

 

Cátedras Latino-americanas – As Cátedras do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA) foram concebidas com o propósito de reforçar a vocação latino-americana da UNILA, trazendo pesquisadores para promover debates acerca de diversos temas referentes à América Latina. Desde agosto de 2009, já foram realizadas 16 edições.

 

Cada Cátedra tem um patrono escolhido entre nomes de latino-americanos que legaram uma relevante contribuição acadêmico-científica. Quanto aos fundadores, estes são escolhidos pelo prestígio acadêmico-científico na respectiva área de conhecimento e com reconhecida competência internacional em sua especialidade.

 

Os professores convidados para fundar as Cátedras desenvolvem um programa de atividades que inclui conferências-seminário, num total de 12 horas, voltadas para professores e alunos de nível de pós-graduação.

Previous slide
Next slide