Search
Previous slide
Next slide

DETRAN leva curso de reciclagem em módulos para o interior

Previous slide
Next slide

 

Foto: Divulgação
Agora os motoristas infratores poderão fazer o curso de reciclagem em módulos

A partir da segunda-feira (23), motoristas de todo o Paraná que tiveram a carteira de habilitação suspensa poderão montar a própria grade de aulas do Curso de Reciclagem de Condutores Infratores. O sistema modular – que já estava disponível em Curitiba desde novembro – permite que o usuário desmarque e remarque disciplinas separadamente, nas datas mais adequadas aos seus compromissos.

 

Em Foz do Iguaçu 73 instrutores do Detran de todas as regiões do estado se reuniram na quinta-feira (18) para aprender mais sobre as mudanças do sistema e o controle biométrico de presença, que verifica de forma informatizada a impressão digital dos alunos nas turmas de reciclagem.

 

“Nosso papel é mais que formar pessoas no curso de reciclagem. Temos que educar e conscientizar esses condutores buscando reduzir os indicadores de acidentes de trânsito”, disse o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

 

Em Curitiba, as aulas em módulos estão disponíveis desde novembro, como projeto-piloto, e atenderam cerca de 7 mil pessoas. Para que o sistema entrasse em funcionamento também no interior foram feitas alterações e melhorias apontadas pelos próprios usuários.

 

Nas demais cidades do Paraná, até agora a capacitação de 30 horas só podia ser feita em blocos fechados, em dias seguidos, sem interrupção. A partir de agora será possível agendar as aulas em blocos, logo que o motorista entrega a CNH ao Detran, e, caso haja necessidade, marcar e remarcar aulas separadamente, por matérias, sem o pagamento de nova taxa.

 

Segundo o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Juan Ramon Soto Franco, não haverá prazo-limite para a conclusão do curso, mas manteve-se a possibilidade de finalizá-lo em três dias. “Uma pessoa que participe do curso apenas uma vez por semana concluirá o processo em 30 dias, prazo mínimo de suspensão da CNH. Quem tem mais pressa pode participar das aulas de fim de semana”, disse.

 

Independentemente do tempo programado para o curso, todos os motoristas têm de assistir a 12 horas/aula de Legislação de Trânsito, oito horas/aula de Direção Defensiva, quatro horas/aula de Noções de Primeiros Socorros e seis horas/aula de Relacionamento Interpessoal.

 

INSCRIÇÕES – Para auxiliar os usuários no agendamento das aulas, o Detran oferece um manual com esclarecimentos sobre o novo sistema, disponível no site. Mais informações pelo telefone 0800-643-7373. A ligação é gratuita.

Previous slide
Next slide