Daqui a algumas horas, ou mais precisamente às 23h59min59s (horário de Brasília) termina o prazo para que os contribuintes entreguem, pela Internet, as declarações do Imposto de Renda deste ano à Receita Federal. Em todo o país, a Receita espera receber 25 milhões de declarações em 2012.
Em Foz do Iguaçu, até a noite de domingo (29) foram entregues 35.641 declarações, o que dá aproximadamente 87% dos que devem declarar na cidade. A expectativa é que os outros 13% concluam a declaração até o final do prazo.
Para quem fosse entregar em disquete, CD ou pen-drive, deveria se dirigir até uma agência do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, em horário de atendimento. Pela internet, através do site www.receita.fazenda.gov.br, o prazo segue sendo até o final da noite. “No entanto, quem tem imposto a pagar, deve pagar antes de declarar”, alerta Ivair Hoffman, auditor fiscal e assessor da Receita Federal em Foz do Iguaçu.
A multa para quem não entregar a declaração no prazo é de 1% ao mês sobre o IR devido. A multa mínima é de R$ 165,74; a máxima, de 20%. Se não houver imposto devido, a multa é de R$ 165,74.