O governador em exercício Flávio Arns recebeu nesta terça-feira (05/06), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, uma comitiva de representantes e embaixadores de 12 países árabes, do norte da África e do Oriente Médio. O grupo pretende ampliar as parcerias comerciais com o Estado.
Arns apresentou o programa Paraná Competitivo, que prevê benefícios fiscais e na área de infraestrutura para quem investir no Estado. “Temos muitas potencialidades econômicas, como em tecnologia e agricultura. Estamos abertos para negócios e parcerias”, declarou.
O secretário do Turismo Faisal Saleh, que participou do encontro, reafirmou que o turismo é um setor estratégico para o desenvolvimento da economia. “ É um setor apropriados para incentivar a integração, que se transforma em negócios”, disse.
Foto: Assessoria |
Secretário de estado de turismo, Faisal Saleh, e de educação, Flávio Arns, reunidos com os Embaixadores |
Os povos árabes se sentem em casa no Paraná e os paranaenses se sentem em casa nos países árabes mas o fluxo turístico desses dois destinos não cresce. Esta constatação colocou Embaixadores, governo e empresários a olhar com mais atenção à promoção e fomento da atividade turística.
Segundo Faisal, o turismo é uma atividade alavancadora da integração, do desenvolvimento, da promoção e manutençao da paz no mundo. ”Uma agenda de trabalho começa a ser construída para aproximar governos, empresários, operadores e agentes de viagem. E esse esforço deve resultar em uma grande Feira Paraná – Países Árabes no primeiro semestre de 2013, na cidade de Foz do Iguaçu, que além do apelo internacional do destino, é sede de uma das maiores colônias árabes da América do Sul”, explicou o secretário. O evento deve prever uma extensa agenda cultural e de negócios.
Ontem, na visita dos embaixadores ao CIETEP/FIEP, o secretário, Faisal Saleh apresentou um vídeo mostrando as belezas naturais, a diversidade das atrações, o potencial turístico e as possibilidades de investimentos no Estado.
O embaixador da Jordânia e Decano do Conselho dos Embaixadores Árabes, Goussous Ramez Odeh agradeceu o esforço do secretário Faisal na preparação da visita ao Paraná e disse que o turista brasileiro não tem como hábito os destinos árabes. “ Esperamos estreitar as relações com o Paraná, principalmente no segmento turismo”, disse o embaixador.
Para o embaixador da Palestina, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben, não dá para separar política da economia. “Toda nossa economia depende de Israel, mas o nosso capital é humano. Nosse turismo religioso é muito forte e convidamos os agentes de viagens do Paraná a incluir a Palestina na oferta de seus roteiros de viagem”, concluiu o embaixador.
Delegaçao – A comitiva é chefiada pelo Embaixador do Reino Hashemita Jordania, Ramez Zaki Odeh Goussous e integrada pelos embaixadores, do Estado do Catar, Jamal Nasser Al-Bader, da Palestina, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben, do Sudao, Abd Elghani Elanim Awad Elkarim, da República do Iraque, Baker Fattah Hussen, da República da Mauritania, Kaba Mohamed Alioua, do Estado do Kuwait, Yousef Ahmad Abdulsamad, da República Argelina, Djamel Eddine Omar Bennaoum, da Liga dos Estados Áarabes no Brasil, Bachar Yaghi,do secretário da embaixada do Sultanato de Oma, Ali Lhabi, do encarregado de negócios da Embaixada da Líbia no Brasil, Hussein Tantoush , e pelos membros da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, chefiada pelodiretor geral, Michel Alaby.
Após o almoço, os embaixadores se encontraram com presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Miguel Kfouri Neto e no final da tarde seguiram para cumprir roteiro em Foz do Iguaçu.