O segundo painel do 1º Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo (EIBTUR), evento paralelo ao 7º Festival de Turismo das Cataratas, debateu a atuação dos blogs especializados no meio turístico. “O poder dos nichos de blog – a cauda longa do turismo” foi apresentado pelos blogueiros Luciana Misura, Daniel Duclos, Michael Hodson e Alexandra Aranovich.
Entre as vantagens apontadas pelos palestrantes em se ter um blog segmentado é o relacionamento engajado, ser um expert no assunto, competição reduzida e oportunidades de negócios. Já a desvantagem está no fato da limitação pelo próprio nicho escolhido. “E para fazer o público chegar até o seu blog, hoje 70% das palavras-chaves nos site de buscas ainda estão livres para serem exploradas”, destacou Luciana Misura.
Daniel Duclos, que mantém um site especializado e é autor de um guia de sobre Amsterdam, disse que começou a escrever “a partir da minha própria necessidade, pois quando eu recebi um convite para morar na Holanda, eu não conseguia encontrar muitas informações pessoais sobre a cidade. Foi então que comecei o blog para auxiliar outras pessoas e fui o primeiro nesse nicho – um site especializado sobre a cidade Amsterdam em português”, conta.
Já Michael Hodson, do “Go,See,Write”, disse que uma das coisas mais importantes em se ter um blog especializado é saber e manter contato com o seu público. “Eu faço pesquisas sobre os meus leitores e hoje eu sei, por exemplo, que 75% deles são mochileiros e que 35% tomam decisões de viajar a partir dos meus registros e opiniões sobre o destino”.
Já Alexandra Aranovich, dos Destemperadinhos, disse que admirava muito um blog sobre gastronômicas em viagens e, quando ela começou a viajar com os filhos, não pensou duas vezes e criou um portal especializado sobre culinária com ou para crianças. “Hoje eu viajo com aos meus filhos pelo mundo tendo essas experiências. E acredito que em qualquer lugar que você vá, toda a família tem que ter uma boa experiência”, completou.