Search
Previous slide
Next slide

Prefeito de Foz do Iguaçu é contra desarmar a Guarda Municipal

Previous slide
Next slide

O prefeito Paulo Mac Donald recebeu com perplexidade a notícia de que o Ministério Público Federal solicita a retirada do porte de armas da Guarda Municipal. O juiz federal substituto da 2° Vara Federal, Diego Viegas Veras, pediu que o Município se manifeste em 72 horas. Mac Donald adiantou que vai recorrer e que vê a ação como um duro golpe no combate a criminalidade em Foz do Iguaçu.

Foto: AMN
Desde que se anunciou que a Guarda Municipal seria armada, os treinamentos vêm sendo realizados

"O pedido de retirada das armas dos guardas municipais é um atentado contra a população, contra a vida destes servidores (guardas municipais), e principalmente um retrocesso para a segurança da nossa cidade. Agora além de lutar contra os bandidos, nós vamos ter que lutar contra o Ministério Público Federal? Porque esse desarmamento da Guarda só ajuda os bandidos. Estou perplexo. Não imagino a Guarda desarmada", criticou.

 

Segundo ele, nos últimos anos a prefeitura investiu na compra de equipamentos, viaturas e armamento para a Guarda Municipal, o que credenciou a instituição como principal aliado dos órgãos para reduzir os índices de criminalidade. Ele lembra ainda que o porte de arma 24 horas foi concedido pelo Ministério da Justiça através de convênio firmado entre a Policia Federal e o Município.

 

O prefeito ainda lembrou que está previsto para o próximo dia 20 a visita do ministro da Justiça, José Cardozo, a Foz do Iguaçu. Ele vem conhecer o Gabinete de Gestão Integrada, que funcionará dentro da Guarda Municipal, com uma central de monitoramento e operação dos órgãos de segurança.

 

"Você sabe que faltam Policiais Civis, faltam Policiais Militares e a Guarda representa um reforço brutal na segurança. Com essas 121 câmeras de segurança, e o comando integrado, qualquer problema que aconteça, qualquer situação, a ideia é que a polícia que estiver mais próxima vai atender a ocorrência. O ministro vem pessoalmente acompanhar o funcionamento porque é algo inovador", explicou Mac Donald.

Previous slide
Next slide