Nessa segunda-feira (13), o 9º Grupamento de Bombeiros – sediado em Foz do Iguaçu e responsável por atuar em dez municípios da região oeste – completa 36 anos de bons serviços prestados à população. O grupo, atualmente coordenado pelo tenente-coronel Marcos Antonio Jahnke, tem um efetivo de 170 bombeiros-militares, 26 agentes de defesa civil e 32 alunos-soldados em formação.
O grupamento é formado por cinco postos de bombeiros – “JK”, Maracanã, Vila A, São Francisco e Aeroporto – um centro de treinamento aquático, além de quartéis de bombeiros-militares e postos comunitários espalhados pelos municípios da região.
Desde 1996, Foz do Iguaçu conta também com o Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE), operacionalizado por bombeiros-militares com a formação de socorristas, responsáveis pela realização de um atendimento pré-hospitalar de qualidade à população. No verão, também é possível vê-los atuando como guarda-vidas nos balneários dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu.
História
O Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu – denominado atualmente 9º Grupamento de Bombeiros – foi inaugurado no dia 13 de agosto de 1976, através de um convênio firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal. A unidade já pertenceu ao 2º Grupamento de Incêndio de Ponta Grossa, de onde vieram os primeiros bombeiros da corporação.
Foto: Arquivo 9º Grupamento de Bombeiros |
À esquerda, o 1º Ten. QOBM Luiz Carlos Artigas, o primeiro designado a comandar o destacamento. À direita, o comandante atual Tenente Coronel QOBM Marcos Antonio Jahnke. |
Serviço
O telefone de emergência do Corpo de Bombeiros é o 193 e deve ser utilizado para acionamento em casos de incêndios, traumas, buscas e salvamentos, além de ações de Defesa Civil.