O acesso às informações agrícolas e econômicas é feito cada vez mais por meio dos computadores conectados à internet. Para facilitar a vida dos produtores rurais de Foz do Iguaçu a esse serviço as comunidades rurais da cidade contam desde o mês de fevereiro com um sistema de conexão à internet rural. Agora para que essas famílias possam utilizar o sistema com eficiência a Secretaria Municipal da Agricultura, o Sindicato Rural e o Senar- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, estão realizando um curso de introdução à informática. São 16 horas de aulas, que serão ministradas na quinta e sexta (dias 30 e 31), das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. A primeira turma é da comunidade do Alto da Boa Vista e está reunida na escola Municipal Brigadeiro Antônio Sampaio.
Foto: Assessoria |
Ainda em parceria com o Senar e o Sindicato Rural, a Secretaria Municipal da Agricultura vai promover, no Alto da Boa Vista, nos próximos dias 5 e 6 de setembro, na mesma escola municipal, um curso de panificação. Será dirigido aos agricultores familiares interessados em fazer pães, bolos, bolachas para fornecer ao programa da merenda escolar.
O sistema de conexão à internet rural conta com antenas de transmissão do sinal instaladas nas comunidades. Além do computador cada família teve que comprar uma antena para recepção do sinal da internet, que é distribuído de graça pela Prefeitura de Foz do Iguaçu. Os agricultores interessados se inscreveram e na sequência receberão um login e uma senha para acessar a internet.
O projeto é piloto e tem o objetivo de promover a inclusão digital dos moradores das comunidades rurais, oferecendo a essas famílias uma ferramenta de trabalho e pesquisa. Com isso é possível facilitar a comunicação, integração e desenvolvimento econômico dos agricultores.Os filhos desses produtores também não terão mais que sair da comunidade para fazer pesquisas na internet. E o melhor, essa é uma ferramenta que poderá ser acessada gratuitamente.