Search
Previous slide
Next slide

Adeop inicia trabalhos com agricultores do oeste paranaense

Previous slide
Next slide

 

Os agricultores familiares de Santa Terezinha de Itaipu e Matelândia foram os primeiros a terem o contato com os técnicos agrícolas da Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná (Adeop), que iniciaram há uma semana os trabalhos de levantamento de dados para a elaboração do Diagnóstico Rural Participativo (DRP). 

 
Assessoria
Técnicos da Adeop reunidos com agricultores familiares de Santa Terezinha para o pontapé inicial.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Os municípios integram as sete cidades da Bacia do Paraná 3 (BP3), selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para receber gratuitamente – por dois anos consecutivos – Assistência Técnica de Extensão Rural (ATER), dentro do programa Pronaf Sustentável. 
 
Nesta etapa, 1.280 famílias de pequenos agricultores dos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira, Matelândia, Diamante do Oeste, Ramilândia e Itaipulândia serão beneficiadas. O projeto tem como finalidade proporcionar aos municípios a possibilidade de zerar o déficit de assistência técnica de extensão rural (Ater) junto aos agricultores familiares.
 
A meta será colocar à disposição do agricultor, dos sete municípios citados, o acompanhamento de um técnico que, por meio de novas tecnologias e orientações, dará suporte e irá planejar as atividades na propriedade para que o produtor obtenha maior rentabilidade e melhor qualidade de vida, produzindo muito mais alimentos. Dentro do cronograma de atividades consta a elaboração do Diagnóstico e do Planejamento da Unidade Familiar de Produção; as visitas técnicas nas Unidades Familiares de Produção e as reuniões coletivas e individuais.
 
O diretor de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Terezinha de Itaipu, Carlos Miliolli destacou a importância, para os agricultores, de receber uma assistência técnica de qualidade e colocou toda a estrutura da prefeitura à disposição.
 
Para o prefeito de Matelândia, Edson Primon, o projeto esta sendo aguardado com grande expectativa pelos agricultores familiares. Ele destacou ainda a qualidade dos trabalhos desempenhados pela equipe da Adeop como o diferencial para os bons resultados.
 
Previous slide
Next slide