As obras da rede subterrânea, um investimento de R$ 5,9 milhões, também estão sendo executadas, com acompanhamento da Copel – Companhia Paranaense de Energia. |
Ainda no primeiro semestre de 2013, o visitante do Parque Nacional do Iguaçu terá uma nova opção de acesso às Cataratas: de bicicleta. Já foi feito o levantamento topográfico para elaboração do projeto da ciclotrilha, que ligará o portão de entrada ao Porto Canoas, com acesso aos principais pontos de visitação.
As obras da ciclotrilha vão custar R$ 1,2 milhão e começam em dezembro, com prazo de conclusão de quatro meses. A pista para bicicletas é uma das compensações previstas no edital de arrendamento do Hotel das Cataratas, feito pela Secretaria do Patrimônio da União.
O edital prevê também a reforma e implantação de um novo portão de entrada e a implantação de uma rede subterrânea para a passagem de fiações elétricas e telefônicas à margem direita da BR-469, sentido Portão/Cataratas até o Porto Canoas.
Dentro do parque – O Hotel das Cataratas é o único existente dentro da área do Parque Nacional do Iguaçu. Ele foi arrendado por um prazo de 20 anos pelo grupo hoteleiro inglês Orient Express, que assumiu em outubro de 2007.
A área arrendada totaliza 201 mil m², entre hotel e dependências. A área construída do hotel é de 15,7 mil m². Depois de passar por uma série de reformas, o hotel tem hoje 193 apartamentos, sendo 15 suítes.