Como forma de contribuir para ampliar e diversificar as opções de formação artística na cidade, a associação cultural Casa do Teatro está com inscrições abertas para duas novas oficinas, nos segmentos de percussão e violino, praticadas no Teatro Barracão, na Praça da Bíblia.
Foto: Divulgação |
Oficinas toque de tambor e violino são realizadas no Teatro Barracão. |
O curso “Toques de Tambores é voltado para difusão da cultura rítmica e sonora de origem africana, abrangendo as variantes do afoxé, congo, barravento, cabula e outros segmentos. A formação envolve conteúdos teóricos e práticos e pretende constituir grupos de percussão.
Já a formação de violino pretende estimular o uso do instrumento em diferentes gêneros e estilos, como o erudito, o popular, e o rock. As aulas são dirigidas a iniciantes, sem experiência com o violino e também à qualificação e ampliação das técnicas e repertórios de violinistas.
O módulo “Toques de Tambores” é resultado de uma parceria entre a Casa do Teatro e o Projeto Balaio, de popularização da percussão. Haverá tambores disponíveis para o interessados em participar dos curso e as oficinas às terças-feiras, das 20 às 21 horas. Como explica Alison Capelari, professor do curso de tambores, a formação nesta modalidade, além de oferecer formação para os iniciantes, também irá contribuir para enriquecer o repertório de artistas e praticantes em várias formas arte. “A cultura negra africana está presente em praticamente todas as manifestações brasileiras. Assim, compreender as suas expressões e tradições irá ajudar no trabalho criativo de músicos de todos os estilos, dançarinos e coreógrafos, entre outros gêneros”, explica Alison.
Foto: Divulgação |
Integrantes da oficina de tambor debatem a influência africana na cultura brasileira, com o monitor Alison Capelari. |
A intenção deste trabalho é formar coletivos para manter atividades integradas a universidades, escolas, grupos de capoeiras, casas de tradição africanas, além de espetáculos nas comunidades do município.
Com experiência em várias iniciativas de formação e de difusão da percussão em Londrina, sua cidade de origem, o professor Alison Capelari atuou na Orquestra Violônica Contur, no Grupo Lata de Maracatu, além de várias iniciativas de e arte e tambores realizadas em comunidades, escolas e projetos sociais londrinenses.
SONS DE VIOLINO – Conhecido como um instrumento ligado ao repertório erudito, a sonoridade do violino enriquece os mais diversos gêneros, como o popular, o jazz, o folclórico e até mesmo o rock. Assim, a oficina de violino ministrada pela Casa do Teatro propõe que o aluno explore todo o potencial do instrumento e a sua aplicação em diferentes estilos musicais.
O curso será realizada pelo professor Fernando Alexandre da Silva, músico instrumentista, participante orquestras e corpos de música clássica, além de reunir experiência em vários projetos de formação musical em instrumentos de cordas.
O curso de violino é aberto a crianças, jovens e adultos, dirigido a iniciantes e a violinistas interessados em qualificar e ampliar as suas técnicas e metodologias. As oficicinas serão ofertadas em dois dias de semana, às segundas-feiras e quartas-feiras, distribuídas em vários horários, das 14 às 18 horas.
De acordo com coordenadora das oficinas da Casa do Teatro, Mirá Rocha, as aulas serão personalizadas e a entidade poderá fornecer o violino aos participantes que não tenham o instrumento. “O curso irá satisfazer o interesse de cada aluno. Os iniciantes começam pelos temas introdutórios e os violinistas que já sabem tocar serão conduzidos por conteúdos de acordo com o nível e estágio musical de cada um”, explica Mirá.
Além da formação em tambores e violino, a Casa do Teatro ainda oferece cursos artísticos de teatro, ballet, violão, teclado, jazz e dança do ventre, em horários variados e destinados a pessoas de todas as idades. O telefone de contato para informações sobre todas as oficinas é (45) 3027-1474, das 14 às 19 horas, ou pelo e-mail casadoteatrofoz@hotmail.com.