Começa amanhã, 16, no Iguassu Boulevard, o projeto Palestina Vive, promovido pela Mesquita de Foz do Iguaçu. A programação inclui ciclo de debates e mostra de filmes sobre o país, seu povo e sua cultura.
Serão quatro dias de atividades, analisando os filmes: “Occupation 101”, de 2006; “Cinco Câmeras Quebradas”, de 2011; “Check Point”, de 2003; e “Budrus”, de 2009.
O evento é aberto ao público. Confira a programação:
Terça (16/04)
19h – Abertura
19h 30 – OCCUPATION 101 (2006) – Premiado documentário dirigido por Abdallah Omeish e Sufyan Omeish. Baseado em extensa pesquisa histórica revela, as raízes do conflito em compreensível análise. Com a frieza da verdade jornalística é razoável considerar essa obra uma aterradora aula, nem sempre clara nas mídias. Uma possibilidade para o conhecimento da realidade histórica recente do povo palestino.
Debatedor: Ualid Rabah (Diretor Cultural da Federação Árabe Palestina de Foz do Iguaçu)
Mediador: Prof. Dr. Jorge Anthonio e Silva
Quarta (17/04)
19h 30 – 5 CÂMERAS QUEBRADAS (2011) – Cinco amargos anos foram necessários para a realização desta obra produzida com recursos mínimos e equipamento amador. Dirigido por Emad Burnat, mostra o que é a ocupação e como o cinema pode ser, mais que instrumental de registro, uma elegia consagrada à amorosidade e ao entendimento para a construção da paz.
Debatedor: Fabio Bacila (Docente no Colégio Medianeira)
Mediador: Prof. Dr. Jorge Anthonio e Silva
Quinta (18/04)
19h 30 – CHECK POINT (2003) – O título significa o lugar fronteiriço entre dois estados em que os passantes e/ou mercadorias são inspecionados. Para os palestinos em necessário trânsito cotidiano, tornou-se uma barreira onde lhes é imposta a submissão como demonstração de poder.
Debatedor: Ualid Rabah (Diretor Cultural da Federação Árabe Palestina de Foz do Iguaçu)
Mediador: Prof. Ms. Francieli Rebelatto
Sexta (19/04)
19h 30 – BUDRUS (2009) – Um pacifista palestino desarmado luta, paciente e incansavelmente, para impedir a construção de mais um muro separatista, por Israel. Seu ato é modelar para o filho de 15 anos até que o sucesso na iniciativa do pai é alcançado.
Debatedora: Socorro Gomes
Mediador: Prof. Ms. Francieli Rebelatto