Foto: AMN |
Detentos vão participar do plantio de flores |
Teve início nesta segunda-feira (15) a primeira etapa do projeto de embelezamento das principais ruas e avenidas de Foz do Iguaçu, em especial as que congregam o corredor turístico da cidade. O projeto Florir Foz tem a coordenação da Secretaria Municipal de Meio ambiente, sob o comando do secretário Ivo Borghetti. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fozhabita, Instituto Nacional de Tecnologia Social e Prefeitura de Foz. Mais de 20 empresas e instituições já aderiram ao projeto.
A Avenida JK passará por uma série de adequações nesta semana. A empresa Vital Engenharia estará realizando a remoção das plantas antigas e na sequencia será feita a colocação das mudas de Sálvia (Laranja e vermelha), Tagetes e Amor Perfeito. As mudas estão sendo plantadas com a ajuda de voluntários, funcionários do Horto Municipal e detentos das penitenciárias estaduais.
Ao todo a Secretaria Estadual de Justiça liberou a participação de 33 detentos que estão aguardando julgamentos na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II. Uma estufa foi construída para que os detentos possam realizar os primeiros cultivos das plantas. Na sequência, um grupo vai às ruas para realizar o plantio dessas mudas. “Uma das melhores maneiras de promover o retorno de um preso ao convívio com a sociedade é o trabalho e o comprometimento com uma causa social” ressaltou o diretor da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II, Rodrigo Pereira.
No Horto Municipal da cidade, os egressos estão recebendo um curso de capacitação que contribuirá para a produção de mudas, bem como noções de preparação do solo. Esta primeira etapa do projeto Florir Foz, deverá ficar pronta em até 60 dias, pois além do plantio de novas mudas, o projeto prevê ainda a revitalização das avenidas através de um amplo programa paisagístico.