Acontece neste sábado (27), às 14h, no plenário da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu a Audiência Pública que vai discutir a saúde pública no município. A reunião atende ao Requerimento nº 297/2013, de autoria do Vereador Zé Carlos, através da solicitação do movimento popular denominado Revolta da Salada.
Foto: Divulgação |
Saúde estará novamente em pauta neste sábado (27) em uma nova audiência pública |
O serviço de saúde pública é apontado como um dos principais desafios da administração e anda na contramão da satisfação popular. Foz do Iguaçu passa por um momento delicado nessa área, são muitas as demandas e a cada dia cresce a necessidade do serviço de alta, média e baixa complexidade.
Há poucos meses a Câmara dos Vereadores realizou inúmeras sessões extraordinárias, além de audiência pública, a fim de estudar o projeto que instituiu a Fundação Hospital Municipal de Foz do Iguaçu.
Anteriormente administrado por uma Organização Social (OS), Pró Saúde, e até o início deste ano, o hospital Padre Germano Lauck passou a ser gerido por uma Fundação Hospitalar, após o Ministério Público considerar inconstitucional a terceirização dos serviços feita anteriormente. Diante dessa demanda reprimida, o movimento popular Revolta da Salada se uniu a fim de reivindicar melhorias na saúde municipal.
A Audiência vai contar com a participação das autoridades políticas e civis da área (secretaria, Núcleo Regional) membros da Fundação de Saúde, lideranças comunitárias, Conselho Comunitário, entre outros. Na pauta: atendimento, filas, cirurgias, farmácia/medicamentos, distância/acesso entre outros.
“Mais uma vez, estaremos reunidos para colocar em pauta as necessidades urgentes da comunidade na área da saúde, assim como já requerido em anos anteriores, postos 24 horas, alta complexidade, horário de trabalhos dos servidores da área etc. É a oportunidade de prestar esclarecimentos e apontar soluções precisas para o setor”, destaca o vereador Zé Carlos.