Mais duas cidades paranaenses foram incluídas no projeto Vida no Trânsito, desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). As atividades, coordenadas no Brasil pelo Ministério da Saúde acontecem em Curitiba desde 2010 e agora chegam a Foz do Iguaçu, e São José dos Pinhais, na região metropolitana da capital.
Foto: Divulgação |
Foz do Iguaçu terá investimentos do governo estadual para melhorias no trânsito |
Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais terão verba de R$ 175 mil, cada. “Esse é o resultado do trabalho do Governo do Paraná, por meio do Departamento de Trânsito do Estado e Secretaria da Saúde. É uma verba importante que pode trazer avanços significativos e intervenções efetivas”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. Foz do Iguaçu está na tríplice fronteira com Argentina e Paraguai e tem intenso fluxo de motoristas estrangeiros. “Além disso, como é um destino turístico, recebe milhares de pessoas o ano todo”, diz Traad.
Dados do Sistema de Mortalidade da Secretaria da Saúde mostram que Foz do Iguaçu registrou nos anos de 2010, 2011 e 2012 respectivamente 276, 137 e 115 pessoas internadas e 94, 90 e 95 mortes em decorrência de acidentes de trânsito. Em São José dos Pinhais, no mesmo período, foram internadas 258, 304 e 290 pessoas e 77, 87 e 69 morreram vítimas de acidentes de trânsito.
Nos últimos três anos, São José dos Pinhais registrou uma taxa de internamentos por 10 mil habitantes maior que a do Paraná, e Foz do Iguaçu, taxa de mortalidade por 100 mil habitantes maior que a do Estado.