Search

Diretor-geral da Itaipu destaca investimentos socioambientais em audiência na Alep

Encontro promovido pela Bancada de Oposição foi transmitido ao vivo pelos canais oficiais da Assembleia Legislativa do Paraná.
Enio Verri na ALEP. Foto: Orlando Kissner/ALEP

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, participou nesta terça-feira (25) de audiência pública no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. O evento, promovido pela Bancada de Oposição, abordou os impactos dos investimentos socioambientais da empresa e foi transmitido ao vivo pelos canais oficiais do Legislativo estadual.

Desenvolvimento sustentável e investimentos da Itaipu

Durante a audiência, Verri apresentou dados sobre as iniciativas da Binacional para promover o desenvolvimento sustentável no Paraná e Mato Grosso do Sul por meio do Programa Itaipu Mais que Energia. Segundo ele, a empresa tem a missão de construir uma cultura de sustentabilidade na região, beneficiando todo o país.

Enio Verri na ALEP. Foto: Orlando Kissner/ALEP

“Há críticas de que a Itaipu deveria apenas produzir energia, mas desde 2005, sua missão inclui responsabilidade social e ambiental. Nossos investimentos, que ultrapassam R$ 2 bilhões, são totalmente transparentes e fiscalizáveis, impactando diretamente a vida das pessoas”, afirmou.

Nos últimos dois anos, a área de ação prioritária da Itaipu foi ampliada com base em estudos técnicos que apontaram que 434 municípios (399 no Paraná e 35 no Mato Grosso do Sul) contribuem direta ou indiretamente para o aporte de resíduos no reservatório da usina. “Ações como coleta seletiva, asfaltamento de estradas rurais e combate à erosão ajudam a evitar a redução da vida útil da usina, estimada em 164 anos”, explicou Verri.

Ele destacou ainda que, apesar dos investimentos, a Itaipu continua praticando uma das tarifas mais baixas do Brasil, conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Além de promover ações socioambientais, devolvemos o bônus Itaipu à população, garantindo que recursos excedentes beneficiem os brasileiros”, completou.

Posicionamento de autoridades

O deputado estadual Arilson Chiorato ressaltou que houve um entendimento técnico e político do governo federal e da diretoria da Itaipu sobre a necessidade de expandir o papel da empresa. “A Itaipu está transformando a região sem discriminação partidária, fortalecendo parcerias e promovendo um desenvolvimento equitativo”, afirmou.

O líder do Governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri, elogiou os investimentos da Itaipu. “Podemos discordar em muitos aspectos, mas a Itaipu é um ponto de convergência. Nunca antes os recursos da empresa foram distribuídos de maneira tão equânime pelo Paraná”, destacou.

A deputada Luciana Rafagnin enfatizou a relevância das ações sociais da empresa. “A Itaipu tem demonstrado um compromisso real com o bem-estar da população, apoiando entidades que atuam no enfrentamento da violência contra a mulher”, afirmou.

O presidente da Associação de Municípios do Paraná (AMP), Marcel Micheletto, também destacou o protagonismo da Itaipu. “A pacificação da relação com os povos indígenas é uma pauta essencial. Ficamos felizes com essa abordagem e queremos fortalecer ainda mais essa parceria”, disse.

Impacto nas comunidades

Márcia Ponce, secretária executiva da Caritas Regional Paraná. Foto: Cáritas Paraná.

Entidades beneficiadas pelos investimentos da Itaipu também deram seus depoimentos durante a audiência. Márcia Ponce, secretária executiva da Cáritas Regional Paraná, afirmou que a parceria com Itaipu tem sido essencial para atender imigrantes, refugiados e apátridas no estado. “Empresas que compreendem o trabalho das organizações sociais são fundamentais para esse tipo de acolhimento”, afirmou.

Maurício Roberto Rivabem, prefeito de Campo Largo e vice-presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), também ressaltou os impactos positivos. “A parceria com Itaipu tem permitido a criação de projetos voltados para os mais vulneráveis, independentemente de bandeiras partidárias”, afirmou.

Fotos: Orlando Kissner/ALEP e Cáritas Paraná - Divulgação Itaipu Binacional