Na tranquilidade da sala VIP ou na correria para o check-in e embarque, esquecer um objeto no aeroporto é mais comum do que se imagina e pode ocorrer em diferentes situações.
Somente em 2024, o setor de Achados e Perdidos do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, administrado pela CCR Aeroportos, recebeu 1.124 itens, uma média de três objetos por dia. Deste total, apenas 200 foram retirados pelos donos, o que representa menos de 20%.
Todos os materiais encontrados são entregues a um agente de atendimento ou supervisor para triagem inicial. Em seguida, os objetos são registrados e armazenados com segurança por até 90 dias, período em que os donos podem retirá-los.
O que muitos passageiros talvez não saibam é que um terceiro pode retirar o item perdido, desde que autorizado previamente por e-mail pelo proprietário. “Quando o objeto é catalogado, registramos informações essenciais, como data, horário e local onde foi encontrado, o que pode auxiliar na identificação do pertence”, explica o gerente o Aeroporto de Foz do Iguaçu, Wander Melo Junior.
Mais achados
De acordo com o setor de Achados e Perdidos, documentos pessoais, como CNH, RG e cartões de crédito, estão entre os itens mais esquecidos, junto a acessórios (relógios, brincos, pulseiras e chapéus), garrafas, travesseiros de pescoço e brinquedos. Também são frequentemente deixados aparelhos eletrônicos, como celulares e notebooks, além de malas, roupas e souvenirs adquiridos no próprio aeroporto.
O setor também já registrou objetos inusitados, como guarda-sóis de praia, bengalas, carrinhos de bebê e até uma cadeira de rodas. Somente em 2024, mais de 10 bengalas foram esquecidas no aeroporto.
“Muitas pessoas acabam deixando algum acessório ou documento ao passarem pelo raio-x. O mesmo acontece com roupas, malas e eletrônicos nas salas de embarque, além dos banheiros, onde são esquecidos principalmente remédios”, explica o gerente.
Medicações e alimentos deixados no terminal são descartados imediatamente. Já os documentos não retirados dentro do prazo passam por um processo de trituração e são encaminhados para a destinação correta.
Como localizar um objeto?
Entre em contato com o setor de Achados e Perdidos da CCR pelo telefone 0800-727-4720, de segunda a sexta, das 9h às 17h ou por e-mail perdidoseachados.igu@grupoccr.com.br. É importante lembrar que os itens esquecidos dentro das aeronaves são de responsabilidade das companhias aéreas.
Doações
Os objetos não retirados dentro do prazo estabelecido são doados para instituições assistenciais, como a APAE de Foz do Iguaçu, que, no ano passado, recebeu cerca de 1,5 mil itens, entre malas, garrafas, roupas e calçados.
As doações aconteceram em janeiro (500 itens) e dezembro de 2024 (1.000 itens). Muitos objetos estavam há mais de um ano no setor de Perdidos e Achados do aeroporto.
Cláudia Batista, diretora da APAE, destaca que todos os materiais são utilizados em benefício da instituição, que atende cerca de 500 pessoas de diferentes regiões do município. “Cada doação que recebemos tem um impacto direto na qualidade de vida das pessoas que atendemos. Seja para uso imediato dos nossos alunos ou para gerar recursos por meio do bazar, tudo é reaproveitado com um único objetivo: trazer mais conforto, segurança e oportunidades para quem realmente precisa”, enfatizou Cláudia.
Em dezembro do ano passado, a CCR Aeroportos doou quase 6 mil objetos do setor de Achados e Perdidos para a APAE em cidades do Brasil com aeroportos administrados pela empresa. Além de Foz do Iguaçu, a ação ocorreu em Curitiba, Navegantes, São Luís, Imperatriz, Palmas e Goiânia.
Sobre a CCR Aeroportos
A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos em quatro países. No Brasil, administra 17 aeroportos: Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu (PR); BH Airport e Pampulha (MG); Goiânia (GO); São Luís e Imperatriz (MA); Navegantes e Joinville (SC); Teresina (PI); Palmas (TO); Petrolina (PE); Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS). No exterior, a empresa opera os aeroportos Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 43 milhões de passageiros por ano.
Foto: Kiko Sierich/ Divulgação CCR Aeroportos