A Secretaria da Mulher de Foz do Iguaçu e a Patrulha Maria da Penha estão intensificando as ações para combater a violência contra a mulher e ampliar a proteção às vítimas. Atualmente, cerca de 1.500 mulheres são acompanhadas pela equipe da Guarda Municipal que integra a patrulha.
Na tarde de segunda-feira (13), a secretária da Mulher, Noemi Giehl, reuniu-se com representantes da Guarda Municipal para discutir estratégias de otimização do atendimento às vítimas. A Patrulha Maria da Penha conta com oito guardas municipais, organizados em três equipes, que atuam de forma permanente e humanizada, monitorando ordens judiciais de medidas protetivas.
Novas iniciativas
Entre as ações propostas, está a implementação de programas de conscientização voltados para os homens, visando reduzir os índices de violência doméstica. Além disso, devido à localização estratégica de Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira com Argentina e Paraguai, a secretaria planeja estreitar o diálogo com forças policiais dos países vizinhos para reforçar a segurança na região.
“Avaliamos a situação atual de proteção às vítimas de violência para melhorar os atendimentos e propor novas ações que reduzam os casos de agressões contra a mulher”, destacou Noemi Giehl.
Serviço de denúncia
Mulheres em situação de vulnerabilidade podem contar com o serviço da Patrulha Maria da Penha. Denúncias podem ser feitas pelo número de emergência da Guarda Municipal, o 153.
Foto: Divulgação AMN