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Ponte da Integração: obras avançam no Paraguai e podem liberar tráfego leve ainda no primeiro trimestre

Vias de acesso à Ponte da Integração no Paraguai estão próximas da conclusão e podem acelerar a liberação do tráfego de veículos leves. Liberação também depende do lado brasileiro onde as obras seguem em ritmo acelerado, mas sem previsão de término para o primeiro semestre.

A Ponte da Integração, que conecta Presidente Franco, no Paraguai, a Foz do Iguaçu, no Brasil, está oficialmente concluída desde o segundo semestre de 2023. No entanto, a passagem permanece fechada devido à pendência das obras de acesso nas duas cabeceiras. No Paraguai, o progresso é significativo, com o Lote Urbano praticamente finalizado, o que pode acelerar a liberação do tráfego de veículos leves para março de 2025.

Avanços no Paraguai

A informação sobre a suposta liberação para o tráfego de veículos leves ainda no primeiro semestre foi repercutida pelo portal de notícias paraguaio Diário La Clave. De acordo com matéria disponibilizada no portal, o engenheiro Gustavo Robadín, diretor da Unidade de Execução de Projetos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), afirmou ao portal que as obras da área primária que abrigará a sede da Administração Nacional de Navegação e Portos (ANNP) estarão prontas até março. O terminal terá capacidade para 1.200 veículos de carga e contará com tecnologia avançada, incluindo balanças de alta precisão, scanners de carga e amplos armazéns.

Apesar dos avanços, a conclusão total do projeto no Paraguai, incluindo a construção de uma ponte sobre o Rio Monday e a pavimentação de trechos rurais, está prevista para novembro. Somente então será permitido o tráfego de caminhões pesados.

O Corredor Metropolitano Leste (CME), que inclui a Ponte da Integração, é um projeto essencial para o fortalecimento econômico do Paraguai. Com financiamento de US$ 212 milhões do Banco de Desenvolvimento da América Latina, as obras abrangem melhorias na infraestrutura rodoviária e logística, promovendo a integração regional e a competitividade do país no Mercosul.

Situação no Brasil

No lado brasileiro, as obras da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu atingiram 52,95% de execução em dezembro de 2024. Este projeto, com investimento de R$ 136,8 milhões, contempla 14,7 quilômetros de rodovia, duas aduanas e seis viadutos. A previsão de conclusão é para novembro deste ano.

A aduana na cabeceira da Ponte da Integração já está em fase de acabamento interno, enquanto serviços de terraplenagem e contenção do aterro avançam nas futuras pistas de acesso aos viadutos das avenidas Felipe Wandscheer e República Argentina.

Além disso, a construção da nova aduana na Ponte Tancredo Neves, na fronteira com a Argentina, segue com a montagem das estruturas metálicas e pavimentação dos estacionamentos.

Desenvolvimento regional

Os projetos de infraestrutura em Foz do Iguaçu e no Alto Paraná modernizam as conexões rodoviárias, ampliam a logística e fomentam o desenvolvimento econômico. A integração entre Brasil e Paraguai será fortalecida, consolidando a região como um polo estratégico para o comércio internacional.

Fotos: DNIT/MOPC