Agora, os turistas que visitarem o Eco Park Foz, poderão observar e conhecer os hábitos de três espécies de primatas: macaco barrigudo, macaco-da-noite e bugio-ruivo dividindo espaços com tigres-d’água-americano, tigres d’água brasileiro, marrecos mandarins, flamingos chilenos, tucanos-toco, veado-catingueiro, jabutis e aves terrestres. Os animais chegaram ao recinto após serem resgatados pelo Instituto Água e Terra (IAT).
A inauguração da Floresta dos Primatas contou com a presença de jornalistas, influenciadores digitais, guias de turismo, empresários do setor turístico, representantes da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu e do Projeto Onças do Iguaçu, apoiado pelo Eco Park Foz.
Durante a cerimônia, o sócio-fundador do Eco Park Foz, Leandro Mautone, relembrou que todo o recinto foi pensado e construído para ser seguro, enriquecedor e similar ao habitat natural. Deste modo, as espécies nativas podem conviver harmoniosamente entre si, bem como proporcionar um momento de aprendizado ambiental para adultos e crianças que visitarem o viveiro.
Turismo de Imersão
Mautone ressaltou que o parque é resultado da ampliação da missão do Grupo Dreams que atua em Foz do Iguaçu desde 2014. Até 2022, o foco do Grupo era o entretenimento, mas há pouco mais de dois anos ampliou a missão e passou a se preocupar também com o meio ambiente e focar no ecoturismo. “Começamos pequenos, com as apresentações das aves de rapina, mas estamos crescendo. Queremos cada vez mais contribuir para o fortalecimento do Destino Iguaçu, oferecendo opções de ecoturismo”.
Para a diretora de Marketing e Promoção da Secretaria Municipal do Turismo, Adriane Bordin, o Eco Park Foz está indo ao encontro do setor que mais cresce no Brasil e no Mundo: o turismo de experiência. “Esses espaços de imersão contribuem para maior permanência do turista na cidade. Essa Floresta, em especial, valoriza a nossa diversidade e com certeza vai encantar os visitantes”, disse. “É realmente uma imersão no mundo dos macacos”, completou.
Elmo Junior, especialista em marketing digital, aprovou a Floresta dos Primatas. “O Eco Park Foz já era uma opção de passeio para toda a família, sobretudo, para as crianças. Mas agora, realmente ficou incrível. Eu jamais imaginei ser possível dividir espaço com macacos”, afirmou.
Opinião semelhante é da jornalista Denise Barbosa. “Ficamos felizes quando conhecemos novos empreendimentos na nossa cidade, pois todos ganham”, afirmou. Segundo Denise, o Eco Park Foz é um ambiente acolhedor e uma grande experiência para as famílias, mas com certeza é um presente para as crianças. “Hoje os meninos e meninas passam muito tempo nas telas. Aqui, elas ativam todos os sentidos de uma forma saudável. Aprendendo e respeitando os animais”.
O Eco Park
Além da Floresta dos Primatas, pais e filhos podem aproveitar várias outras atividades como alimentar coelhos gigantes, mini porcos, vacas, bezerros e porquinhos da índia.
Também visitar o aviário com dezenas de espécies de aves resgatadas de maus-tratos, entre elas periquitos, papagaios, cágados e jabutis. Também participar do Momento Coruja para aprender sobre a história e os hábitos desse animal.
Depois, na arena, podem acompanhar o voo aves de rapina e ter contato com os cavalos. Para os visitantes, ainda tem muito lugar para andar descalço, descansar e fazer piqueniques. Para completar, parquinhos e o lago são ideais para fazer passeios de pedalinho e conhecer as capivaras.
Como visitar
O Eco Park Foz funciona das 9h às 17h. Está localizado na Rua Cruz Alta, nº 111, atrás do Complexo Dreams Park Show na Rodovia das Cataratas e bem pertinho das Cataratas do Iguaçu e da Argentina.
Moradores de Foz do Iguaçu pagam R$ 25 para visitar o parque. Moradores da região lindeira ao Lago de Itaipu e ao Parque Nacional do Iguaçu pagam tarifa reduzida.
Fotos: Divulgação Eco Park Foz