Os projetos Trilha Jovem e Um Chute para o Futuro, apoiados pela Itaipu Binacional, concluíram na última quinta-feira (28) a primeira turma de um projeto piloto que uniu esforços para capacitar jovens para o mercado de trabalho.
O Trilha Jovem, conhecido por sua atuação na formação e encaminhamento de jovens para o mercado, criou um curso direcionado aos adolescentes atendidos pelo Chute para o Futuro. Ao todo, 70 jovens entre 14 e 16 anos participaram de atividades voltadas para a construção de planos de vida e carreiras, empreendedorismo, inserção profissional e desenvolvimento pessoal.
As aulas aconteceram na sede da Associação Um Chute para o Futuro, divididas entre os turnos da manhã e tarde. Durante os quatro encontros, os jovens receberam ferramentas e orientações que os ajudarão a fazer escolhas acadêmicas e profissionais mais conscientes.
Encerramento com roda de conversa
O encerramento do projeto foi marcado por uma roda de conversa com a presença de jovens, educadores, coordenadores do Polo Iguassu e do Chute para o Futuro, além de gestores da Itaipu Binacional. Esses adolescentes, agora mais preparados, são potenciais participantes da próxima edição do Trilha Jovem Iguassu, voltado para jovens de 16 a 24 anos e focado nos setores de turismo, comércio e áreas afins.
Sobre o Trilha Jovem
Com o apoio da Itaipu Binacional desde sua criação, o Trilha Jovem Iguassu já capacitou 2.150 jovens para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. O projeto oferece cursos anuais que fortalecem competências pessoais e profissionais. Para mais informações, o contato pode ser feito pelo WhatsApp (45) 99122-1893.
Sobre o Chute para o Futuro
Voltado para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, o Chute para o Futuro promove o fortalecimento de vínculos sociais, com atividades culturais, esportivas e psicossociais. Atualmente, atende cerca de 800 crianças em sua sede, no bairro Porto Belo, e em polos nos bairros Três Lagoas, Itaipu e Jupira. A meta é ampliar esse atendimento para mil jovens até 2027.
Foto: Anielli Cristina/Divulgação Itaipu Binacional