Ciudad del Este está prestes a reviver um de seus símbolos mais icônicos: a “Rotunda do Relógio”, que nas décadas de 1980 e 1990 representou a prosperidade e identidade da cidade, que é capital do Departamento de Alto Paraná e que faz fronteira com Foz do Iguaçu. Com um orçamento de G. 199.325.327 (aproximadamente R$143.514,24), a empresa J&R Construtora venceu a licitação do Município para executar a obra que visa resgatar a referência urbana histórica, orgulho do Alto Paraná.
Programa “Ícones CDE” e o Resgate Cultural
O projeto faz parte do programa “Ícones CDE”, uma iniciativa da Prefeitura de Ciudad del Este que busca revitalizar elementos emblemáticos da cidade. Coordenado pela Diretoria de Turismo e História de Ciudad Del Este, o programa conta com a colaboração de jovens arquitetos e estudantes locais, além do engajamento da comunidade.
Construída em 1985, a “Rotunda do Relógio”, ou Rotatória do Relógio na tradução livre, marcou a “época de ouro” do comércio local, quando a cidade ainda era chamada de Puerto Presidente Stroessner. O relógio, financiado por comerciantes locais, foi erguido em uma torre de concreto com três pontas, representando a Tríplice Fronteira entre Paraguai, Brasil e Argentina.
Este símbolo histórico ocupou o centro da cidade até a reformulação urbana de 1997, quando foi retirado e preservado pelo “Museo El Mensú”.
Sem o relógio, para a maioria dos turistas que visitam Ciudad Del Este diariamente, a rotatória passou a ser popularmente conhecida como “rotatória da Monalisa” em referência à icônica loja, presente no local desde o início dos anos 1970.
Parceria com Bulova
O projeto de revitalização ganhou apoio significativo com a doação de um relógio gigante da fabricante Bulova, marca com mais de 140 anos de história e tradição na fabricação de relógios. O presente foi oferecido por Michael Benavente, diretor-geral da empresa, Alfredo Ramos, vice-presidente da marca para América do Sul e Central, e Vicente Acosta, gerente da “Tiempo de Relojes SA” no Paraguai. Esta contribuição permite que o “Relógio Rotunda” renove sua importância histórica e continue a simbolizar o crescimento e a cultura da capital departamental.
Com Informações: Jornal La Clave