Search
Previous slide
Next slide

Segundo voo da Operação Raízes do Cedro chega a São Paulo com 227 repatriados

Aeronave da FAB resgata brasileiros no Líbano em meio à escalada do conflito com o Hezbollah.
Previous slide
Next slide

O segundo voo da Operação Raízes do Cedro aterrissou nesta terça-feira (8), às 6h58, na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe 227 brasileiros repatriados e três animais de estimação, que estavam em meio ao conflito no Líbano entre Israel e o grupo xiita Hezbollah. A guerra já provocou 1.400 mortes e forçou 1,5 milhão de libaneses a deixar suas casas.

O primeiro voo da operação foi realizado no último domingo (6), com 228 repatriados. Segundo o governo, aproximadamente 3 mil brasileiros no Líbano solicitaram apoio para deixar o país. Além dos passageiros, a aeronave também levou ao Líbano insumos de saúde doados pelo Brasil, como parte do esforço humanitário.

De acordo com o comando da Aeronáutica, a operação terá continuidade. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve presente no primeiro voo, afirmou que o Brasil “não medirá esforços para trazer todos os brasileiros ou seus parentes que desejem retornar”.

Estima-se que cerca de 20 mil brasileiros vivam no Líbano. Nos últimos dias, as Forças Armadas de Israel intensificaram os ataques ao Hezbollah, ampliando a frente de conflito que já envolve a Palestina. 

O confronto ganhou força após o ataque surpresa do Hamas contra Israel, há um ano, que agravou ainda mais as tensões no Oriente Médio.

Atualização

A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), às 12h25 (horário de Brasília) nesta terça-feira (8), com destino ao Líbano. Esse é o terceiro voo da Operação Raízes do Cedro para repatriação de brasileiros.

Com Informações: Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto/Divulgação Agência Brasil

Previous slide
Next slide