A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou nesta quinta-feira (05) a publicação dos editais de concessão dos lotes 3 e 6 das rodovias do Paraná, com previsão de leilões nos dias 12 e 19 de dezembro, respectivamente. Juntos, os lotes somam mais de 1,2 mil quilômetros de estradas estaduais e federais, abrangendo 54 municípios e passando pelas regiões dos Campos Gerais, Vale do Ivaí, Norte, Centro-Sul, Oeste e Sudoeste do Estado.
O período de concessão será de 30 anos e os contratos envolvem um investimento estimado de R$ 35,8 bilhões, distribuídos entre obras de duplicação, manutenção, instalação de passarelas e áreas de escape, além da construção de ciclovias e passagens de fauna. Serão mais de 500 quilômetros de duplicações, além de obras como sete contornos rodoviários.
A ANTT informou que os editais também incluem a modernização das rodovias com câmeras de monitoramento, painéis de mensagens, sistemas automáticos de pesagem e monitoramento meteorológico. A iluminação em trechos de serra será ampliada, com 14,9 km iluminados no Lote 3 e 21,2 km no Lote 6. A novidade é a possibilidade de migração para o sistema eletrônico de livre passagem (Free Flow), a pedido do Governo do Paraná.
Lote 3: Malha Norte
Com 569 quilômetros de extensão, o Lote 3 abrange 22 cidades e conecta o Norte do Paraná ao Porto de Paranaguá, passando por importantes rodovias como BR-369, BR-376 e PR-323. O projeto inclui 132 quilômetros de duplicações e obras emblemáticas como os contornos de Apucarana e Arapongas, além de uma área de escape na Serra do Cadeado, em Mauá da Serra. O investimento total estimado é de R$ 16 bilhões.
Lote 6: Eixo Oeste
O Lote 6, com 646 quilômetros, completa a concessão da BR-277, desde a fronteira com o Paraguai e a Argentina até o Porto de Paranaguá. A concessão abrange 32 municípios, incluindo Cascavel, Foz do Iguaçu e Pato Branco, com previsão de 462 quilômetros de duplicações. O investimento no trecho deve chegar a R$ 20,2 bilhões, com destaque para o Contorno de Marmeleiro, que conectará a PR-280 à PR-180.
O modelo de concessão foi desenvolvido com base em estudos técnicos e consultas públicas, garantindo ampla participação popular. O critério de escolha das concessionárias será a menor tarifa por quilômetro rodado, com descontos cumulativos e incentivos para usuários frequentes e que utilizarem TAGs eletrônicas.
Perspectivas para o futuro
Os lotes 3 e 6 fazem parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Paraná, que abrange um total de 3,3 mil quilômetros de rodovias. Os primeiros lotes já concedidos, como o Via Araucária e o EPR Litoral Pioneiro, estão em operação, com resultados positivos.
Fotos: Roberto Dziura Jr/Divulgação AEN.