A Itaipu Binacional anunciou a instalação de uma usina solar flutuante no reservatório da usina hidrelétrica, com capacidade de 1 MWp (Megawatt-pico). O edital para contratação do serviço, estimado em US$ 1 milhão, foi publicado nesta quinta-feira (25) e inclui fornecimento de equipamentos, instalação, comissionamento e assistência técnica. A licitação é aberta para consórcios binacionais de empresas brasileiras e paraguaias.
Os painéis serão posicionados no lado paraguaio do reservatório, e a energia gerada atenderá parcialmente o consumo interno da usina. Segundo Enio Verri, diretor-geral brasileiro de Itaipu, o projeto visa contribuir para enfrentar a crise climática global, promovendo o desenvolvimento de soluções sustentáveis e a otimização do uso do reservatório.
“São benefícios ambientais, sociais e econômicos dentro do contexto de transição energética. Esta solução em Itaipu pode servir de modelo para outros reservatórios no Brasil, que possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo”, afirmou Verri.
A Itaipu, em parceria com o Itaipu Parquetec e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), desenvolverá estudos comparativos entre a usina flutuante e outras usinas solares em terra, além de análises de modelos de negócio e impactos na rede interna de energia. O projeto também incluirá simulações para expansão da usina flutuante e inclusão de sistemas de bateria.
O superintendente de Energias Renováveis da Itaipu, Rogério Meneghetti, destacou que os estudos poderão confirmar benefícios ambientais, como a redução da evaporação do reservatório e a mitigação da formação de algas. A água pode aumentar a eficiência dos painéis solares ao refletir a luz solar.
As empresas interessadas na licitação deverão formar consórcios binacionais com participação mínima de 30% de cada empresa. A sessão pública da licitação ocorrerá 30 dias após o lançamento do edital, e a instalação dos painéis será concluída em 150 dias corridos, incluindo todas as etapas de projeto, construção e comissionamento, com um período adicional de 180 dias para assistência técnica e treinamento.
Para acessar o edital de licitação, clique aqui.
Nos dias 30 de setembro a 4 de outubro, Foz do Iguaçu sediará o encontro do G20, graças à parceria com a Itaipu Binacional, patrocinadora do evento. A usina solar flutuante de Itaipu reafirma seu compromisso com a inovação e sustentabilidade, alinhando-se aos temas centrais das discussões do G20.
Imagem ilustrativa de usina solar flutuante: Envato. Foto do Lago de Itaipu: Edino Krug/Itaipu Binacional.