A obra da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, realizada em parceria entre o Governo do Estado, governo federal e Itaipu Binacional, foi a vencedora do Troféu PAINEL 2024 na categoria Empreendimento Público. Com 1.397 votos, o projeto paranaense foi escolhido por 45% do público, superando o Contorno de Florianópolis, que recebeu 44% dos votos.
A premiação, organizada pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia de Belo Horizonte, reconhece profissionais, empresas e órgãos governamentais envolvidos em projetos de infraestrutura de energia, transporte e logística no Brasil. O prêmio será entregue em 17 de setembro, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, durante o seminário PAINEL 2024 – Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística.
A obra, que conecta Foz do Iguaçu, no Paraná, à cidade paraguaia de Presidente Franco, foi conduzida pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), com projeto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e financiamento da Itaipu Binacional, que investiu R$ 238 milhões na construção.
“Este projeto é uma conquista da engenharia e da gestão pública. É fruto de uma parceria entre governos e a integração de dois países para realizar uma obra desafiadora em uma região de fronteira, estratégica para a infraestrutura do Paraná, do Brasil e do Paraguai”, afirmou o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
A premiação recebeu 3.094 votos nas categorias Empreendimento Privado, Empreendimento Público, Inovação, Instituição Financeira e Personalidade. A indicação dos nomes ao troféu é feita pelo Conselho Técnico e Empresarial do seminário, e os vencedores são escolhidos por votação pública no site do instituto, realizada entre 1º e 15 de julho.
“Em nome dos profissionais do DER/PR e do Dnit, gostaria de agradecer a todos que votaram nesta obra, que está no Paraná, mas representa a infraestrutura brasileira em uma região de fronteira”, disse Sandro Alex.
“É gratificante ser indicado a este prêmio, uma vez que os conselheiros do instituto são ilustres em suas atividades acadêmicas, empresariais e no serviço público, validando o mérito do projeto da Ponte de Integração como um grande desafio da engenharia e uma obra emblemática para a infraestrutura brasileira”, destacou o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.
Ponte da Integração
Apesar de concluída há mais de dois anos, a Ponte da Integração Brasil-Paraguai ainda não foi aberta ao público e serve apenas como cartão postal. A previsão de liberação é para o final de 2025, mas o conselho de desenvolvimento da região trinacional busca antecipar a abertura pelo menos para veículos pequenos, principalmente para turismo.
A ponte, finalizada em 2023, tem 760 metros de comprimento, 19,2 metros de largura e duas torres de sustentação de 124 metros de altura. Seu vão-livre de 470 metros é o maior da América Latina. As obras nas rodovias de acesso à estrutura estão em andamento.
A principal dificuldade para a abertura da ponte ainda este ano está do lado brasileiro, onde as obras da nova Aduana estão em fase inicial, e o acesso à região da ponte ainda não foi concluído. Segundo o DER, as obras na Aduana chegaram a 30% do projeto, com a implantação das colunas que vão sustentar os prédios oficiais. Já a Perimetral Leste tem apenas o trecho final concluído.
Sem essas estruturas e sem pessoal para o controle, as autoridades brasileiras são contra a abertura antecipada, mesmo sabendo que a nova ponte é estratégica para os três países da fronteira, ajudando a desafogar a Ponte da Amizade, uma das ligações mais importantes da América do Sul.
Fotos: Arquivo AEN e DER/Divulgação