A pauta na Fundação era a seguinte: Richa vem para Foz do Iguaçu, assinar um convênio com o Fozhabita, para a construção de dois prédios com apartamentos populares. O Village Cataratas terá 540 unidades e o Iguaçu, 519, totalizando 1059 novas moradias na cidade.
As famílias beneficiadas terão que ter renda mensal menor a R$1600,00. As prestações ficarão entre 30 a 80 reais por mês e o proprietário terá até 10 anos para pagar sua moradia. Conforme o Superintendente do Fozhabita, Valmir Griten, terão prioridade as pessoas inscritas no projeto que têm mais de 70 anos, familiares portadores de necessidades especiais ou que tenham quatro filhos ou mais. “Ainda estamos atendendo pessoas que se inscreveram em 2005. A lista deveria no máximo, estar em 2010. Esperamos mais investimento do governo”, relata Griten.
Foto: Leca Lichacovski |
Eles exigem que pauta seja cumprida pelo governo |
Enquanto levávamos aquele chá de cadeira do governador, um pequeno grupo de manifestantes também se reuniu em frente à Fundação Cultural a espera de Beto Richa. Com faixas e apitos, integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, aguardavam o político para “recepcioná-lo”. Conforme nos conta o Presidente da APP Em Foz, Silvio Borges, manifestantes estiveram em todas as cidades em que o governador esteve. “Foi entregue a ele em Serranópolis do Iguaçu, um documento com todas as nossas reivindicações. Se ele quiser nos receber, estamos à disposição. Estamos aqui para sensibilizar ele e a população, pois vários assuntos presentes na pauta da nossa categoria ainda não foram cumpridos. Ao invés de gastar dinheiro com propaganda, ele poderia muito bem nos atender”, desabafa o presidente.
O motivo do atraso – Beto Richa teve uma “sexta-feira do Iguaçu”. O que é isso? Os compromissos oficiais do governador eram todos em lugares que tinham Iguaçu em sua grafia. Bem cedo, saiu do Palácio Iguaçu e já visitou Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu e Nova Prata do Iguaçu. Agora à tarde, Richa esteve em Serranópolis do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu e por fim, em Foz do Iguaçu.