A falta de espaço para novas sepulturas nos cemitérios de Foz do Iguaçu levou o prefeito Reni Pereira a propor uma série de alterações. Os vereadores aprovaram a ampliação do número de vagas com a construção de gavetas usando os muros contíguos e também sobre a inadimplência dos titulares de sepulturas que estiverem irregulares quanto ao pagamento da Taxa de Manutenção.
Foto: AMN |
Entre as medidas necessárias, está a alteração na legislação em vigor, que se refere aos titulares de sepulturas, que estiverem irregulares quanto ao Pagamento da Taxa Anual de Manutenção de Cemitérios |
De acordo com o Diretor de Serviços Urbanos da Secretaria de Obras Itacir Otto Duarte, “o cemitério de Foz do Iguaçu abrirá novas vagas de túmulos. No Cemitério São João Batista, serão 35 no solo e 13 gavetas; no Jardim São Paulo, 101 gavetas; islâmico – 128 vagas adultas e 29 infantis já no Cemitério Três Lagoas o sepultamento gratuito terá 285 vagas adultas e 43 infantis e no Cemitério Parque Nacional serão disponibilizadas 440 vagas em janeiro de 2014”.
A questão de espaço nos cemitérios São João Batista, Jardim São Paulo, Islâmico, Três Lagoas e do Parque Nacional, vem se arrastando há anos.
Entre as medidas necessárias, está a alteração na legislação em vigor, que se refere aos titulares de sepulturas, que estiverem irregulares quanto ao Pagamento da Taxa Anual de Manutenção de Cemitérios. Segundo o Chefe de Divisão de Serviços Funerários Edilson Novais, “os inadimplentes serão notificados em sua residência; depois haverá a publicação do Edital de Notificação no Diário Oficial do Município e em jornal de circulação local e estadual”. E, após vinte dias da primeira publicação do Edital, se não comprovado o pagamento da tarifa, os restos mortais poderão ser exumados e remetidos ao Ossário Municipal, respeitando a norma de identificação. A taxa anual de manutenção é de R$ 64 por sepultura.