Do turismo de lazer ao segmento empresarial, o Paraná vem se consolidando como um ponto de referência para os viajantes. Segundo dados anuais divulgados pela Omnibees, plataforma líder em reservas em mais de 7 mil hotéis, Curitiba conquistou o terceiro lugar entre os destinos mais procurados para viagens corporativas em 2023. Enquanto isso, Foz do Iguaçu, garantiu a quinta posição no ranking nacional de destinos turísticos de lazer.
Os números revelam a quantidade de pernoites registradas ao longo do ano pela empresa, totalizando 24 milhões de reservas. A Omnibees, que opera com mais de 750 canais de vendas, considerou não apenas hotéis, mas também outras formas de acomodação.
No segmento de viagens corporativas, Curitiba se posicionou atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro em número de pernoites. Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Recife, Campinas e Goiânia completaram a lista dos dez principais destinos de negócios em 2023.
Comparado a 2022, a capital paranaense subiu uma posição no ranking, registrando um aumento de 13% no volume total de diárias ao longo do ano. Esse crescimento foi de 18% em todo o país, enquanto na região Sul foi de 15%.
Quanto às tarifas médias praticadas, Curitiba teve um aumento de 16% em relação ao ano anterior, em linha com o crescimento médio nacional de 19%. Na região Sul, o aumento foi de 14%.
Quanto ao lazer, Foz do Iguaçu, conhecida internacionalmente por suas cataratas e classificada como um dos principais destinos da América do Sul no TripAdvisor, ocupou a quinta posição entre os destinos turísticos mais populares do Brasil. Entre os dez principais destinos estavam também Rio de Janeiro, Gramado, Maceió e Porto Seguro.
Foz do Iguaçu registrou um dos maiores crescimentos no número de pernoites entre os principais destinos brasileiros, com um aumento de 21% em relação a 2022, ficando atrás apenas de Búzios e Gramado. No mesmo período, a tarifa média cobrada por diária na cidade aumentou 13%, muito abaixo da média nacional.
A empresa não divulgou os números totais de diárias e nem os valores das tarifas, fornecendo apenas os rankings dos principais destinos e as variações em relação ao ano anterior.
Os dados refletem a expansão contínua do setor no Paraná. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o turismo no estado cresceu 10% em 2023, sendo o quarto melhor índice do país. O Paraná também registrou um aumento significativo no número de turistas internacionais, com um incremento de 51,3%, e a atividade turística gerou 6,7 mil empregos formais ao longo do ano, conforme o Boletim de Dados Turísticos da Secretaria de Estado de Turismo.