Não anda nada fácil a saúde pública em Foz do Iguaçu. Segundo a prefeitura e diretoria do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, o atraso dos salários dos médicos e escassez de materiais na unidade é devido à falta de recursos.
Foto: Arquivo |
Hospital Municipal de Foz do Iguaçu sofre com a falta de recursos |
Entenda o caso: Na semana passada, os médicos das UTIs enviaram uma carta ao diretor técnico da Fundação Saúde, Faisal Jomaa, expondo os principais problemas vividos por eles na hora dos atendimentos e, consequentemente, pela população atendida no local. O documento destaca, por exemplo, que a falta de pagamentos impossibilita a manutenção de médicos plantonistas. Outro fator ressaltado é o atraso de pagamento aos fornecedores. Com isso, o estoque de medicamentos não vem sendo suprido.
Na manhã desta terça-feira, a diretoria emitiu uma nota à imprensa esclarecendo a situação. Leia na íntegra:
A Diretoria da Fundação reuniu-se hoje com os médicos para avaliar a situação das pendências levantadas na carta enviada pelos médicos da UTI.
Após grandes esforços da instituição junto com a ajuda do Governo do Estado, foram sanados os problemas e assim evitando o fechamento da UTI e pronto socorro do Hospital.
O estoque baixo de medicamentos nessas primeiras 48horas será emprestado pelo Hospital Ministro Costa Cavalcante e o restante de insumos foi enviado pelo Estado e está prevista a chegada nesta madrugada.
Hoje foi feito o pagamento dos salários dos médicos, com recursos advindos do Governo do Estado.
Estavam também presentes na reunião a Secretária de Saúde, Lettice Canete de Lima e o Chefe de Gabinete da prefeitura, Adailton Avelino.
Jorge Yamakoshi,
Diretor Presidente