Search
Previous slide
Next slide

Mulheres em Ação – Feira Reúne mais de 90 Empreendedoras no Morumbi

Previous slide
Next slide

No último sábado, dia 7, o Ginásio Esportivo Ronaldo Schmidel Nunes foi palco da segunda edição da Feira de Mulheres Empreendedoras no bairro Morumbi, em Foz do Iguaçu. O evento teve como propósito destacar as mulheres empreendedoras, fomentar a troca de experiências em diversos contextos e fortalecer a economia local.

A primeira edição da feira, realizada em julho deste ano, superou todas as expectativas das idealizadoras: as empresárias Viviane Martins, Adriana Utzig e Eliane Moreno. Diante desse êxito, decidiram organizar esta segunda edição.

Nesta nova edição, a reserva de estandes alcançou um recorde, com mais de 90 empresas expondo uma variada gama de produtos. Desde artesanato até peças industriais, passando pelas mais diversas e deliciosas guloseimas. O setor de moda foi representado por lojas de confecção, óticas, acessórios, decoração e produtos personalizados para festas. As expositoras também surpreenderam com lançamentos de produtos e tratamentos na área de estética.

As empresárias Viviane Martins, Adriana Utzig e Eliane Moreno. Foto: Kaka Souza.

 

Empreendendo no Ramo do Bem-Estar…

Após 12 anos de dedicação à mesma empresa, Michele, aos 40 anos, se viu diante do diagnóstico de que seu filho tinha Transtorno do Espectro Autista (TEA), em meio à pandemia de Covid-19. Para ter mais tempo ao lado dele, Michele optou por empreender em um negócio que lhe proporcionasse flexibilidade de horários.

“Já era um ramo que eu conhecia. Gosto de atender mulheres, casais, de trazer um toque especial às relações. Gosto de saber que ajudo as pessoas a serem mais felizes, a terem mais prazer…”

Michele, que atua no ramo há cerca de dois anos, possui uma clientela consolidada que adquire produtos por meio de sua loja online, recebendo-os pelo sistema de delivery. Contudo, vê em eventos como a Feira de Mulheres Empreendedoras uma excelente vitrine para atrair novos clientes.

“E é a primeira vez que participo. Já tinha ouvido falar da primeira edição da feira, mas não pude participar. Quando soube da segunda edição, corri para garantir minha participação. É uma oportunidade única. São mais de 90 empreendedoras mulheres, a maioria delas mães. É incrível ver tantas mulheres guerreiras unidas…”

 

Consultoria e Exclusividade…

Aos 44 anos, Venna Fernandes decidiu se reinventar profissionalmente e investiu as suas fichas em um negócio de consultoria de moda e na venda de bolsas e acessórios.

“Entendo que toda mulher é única, por isso, trabalho apenas com peças únicas. Cada mulher tem o seu diferencial…”

Venna participou da primeira edição da feira em julho e não hesitou quando surgiu a oportunidade de integrar a segunda edição.

“Participei da primeira edição da feira e foi um sucesso. Toda mulher, ao ter a oportunidade de empreender e participar de uma feira, deve agarrar com as duas mãos, pois é sinônimo de sucesso!”

 

Fé no Sucesso…

Aos 43 anos, Verônica Rodrigues decidiu unir sua religiosidade ao dom para o artesanato, empreendendo na produção e comercialização de imagens religiosas e terços personalizados através de suas redes sociais.

“Esta é minha primeira vez na feira, e é muito bom poder divulgar nosso trabalho, vender e também conhecer outras empreendedoras. Ficamos empolgadas ao conhecer outras histórias como a nossa…”

Doce empreendimento…

Depois de muitos incentivos de amigos e familiares, Juliana Fagundes decidiu colocar suas guloseimas à prova do grande público e montou o “Delícias da Ju“. Participando pela primeira vez da feira, viu todo o seu estoque acabar em pouquíssimas horas e está ansiosa pelas próximas edições do evento.

“A venda pelas redes sociais e pelo iFood são incentivadoras, mas nada se compara com a venda direta ao público, recebendo o feedback aqui mesmo em tempo real…”, constatou Juliana.

Conhecimento de Causa…

As organizadoras acreditam que a feira é uma oportunidade para as mulheres empreendedoras se conectarem, trocarem experiências e impulsionarem seus negócios. Esta foi a solução que encontraram ao buscar alternativas para impulsionar seus próprios empreendimentos em meio à crise causada pelo lockdown de combate à pandemia da Covid-19.

“Estávamos passando por um momento difícil, e na verdade, todo o Brasil estava. Foi então que Eliane veio até a minha loja e começamos a conversar sobre como poderíamos fazer algo diferente para dinamizar nosso comércio, assim como o de outras mulheres como nós. Dessa conversa surgiu a ideia da feira. Criamos um grupo e convidamos várias amigas empreendedoras. Em 15 dias, elaboramos, reservamos um espaço e reunimos 42 mulheres empreendedoras expondo seus produtos para a população…”, lembrou Viviane Martins, uma das organizadoras da feira.

 

Sem Esquecer do Social…

Assim como na primeira edição, a entrada foi gratuita para o público, mas os visitantes foram convidados a contribuir com absorventes ou lenços umedecidos, que seriam utilizados para montar Kits Higiênicos e posteriormente doados a uma instituição local.

“Na primeira edição da feira, arrecadamos alimentos que foram doados para instituições da cidade. Nesta edição, surgiu a proposta de fazer algo diferente. Como aconteceria dentro da campanha do Outubro Rosa, decidimos arrecadar esses produtos para compor o kit de higiene. Só a doação feita pelas expositoras já totalizou mais de três caixas…”, comemorou Eliane Moreno, organizadora da feira.

Equipes da Central do Empreendedor, Banco do Empreendedor, Agência do Trabalhador (SINE) e da Câmara da Mulher Empreendedora estiveram presentes para esclarecer dúvidas e incentivar as mulheres que desejam abrir o próprio negócio. Serviços de saúde também foram disponibilizados para a comunidade, com foco no “Outubro Rosa”, mês de prevenção ao câncer de mama.

Durante a feira, diversas apresentações com artistas locais animaram o público de todas as idades. Para dar mais espaço às empreendedoras, a praça de alimentação funcionou na área externa do ginásio, oferecendo salgados, doces e bebidas à venda.

Diante do sucesso alcançado nas duas edições deste ano, as organizadoras já estão prospectando uma agenda de eventos para o próximo ano.

“Neste ano, não há mais tempo para organizar outra edição, mas para o próximo ano, já estamos com um projeto para criar algo ainda maior e melhor, mas ainda não temos datas” , revelou Adriana Utzig.

Interessadas em participar dos próximos eventos a serem organizados podem ficar antenadas com as fundadoras e organizadoras através do perfil oficial da Feira de Mulheres Empreendedoras no Instagram.

Previous slide
Next slide