Search
Previous slide
Next slide

Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha terá programação especial nesta sexta-feira (28) no auditório da Unila

Previous slide
Next slide

Realização do evento é do CEJU, por meio do programa Foz Fazendo Arte, e do Núcleo de Estudos Afro Latino Americano da Unila

O Centro da Juventude de Foz do Iguaçu (CEJU) e o Núcleo de Estudos Afro Latino Americano da Unila (NEALA) realizam nesta sexta-feira (28) uma celebração em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, às 19h no Auditório Martina no Jardim Universitário da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

A programação contará com apresentações teatrais, expressões ligadas ao movimento hip hop (batalhas de rimas, breakdance, entre outros), exibição de vídeos, exposição fotográfica e muito mais. O objetivo do encontro é reflexionar e debater o papel da mulher negra na sociedade, suas conquistas e trajetória de luta e resistência.

O evento foi organizado pelo CEJU em parceria com a Fundação Cultural através do edital “Foz Fazendo Arte” e também o Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos (NEALA) da Unila.

Data
O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é comemorado em 25 de julho. A data foi criada em 1992, ano do 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, realizado em Santo Domingos, na República Dominicana, que além de propor a união entre essas mulheres, visava também denunciar o racismo e machismo enfrentados por mulheres negras, não só nas Américas, mas também em todo o mundo.

Desse encontro nasceu a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas. A Rede, junto à ONU, lutou para o reconhecimento do dia 25 de julho como o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

Para participar do evento é necessário fazer a inscrição através desse link.

Organização: Centro da Juventude CEJU e Núcleo de Estudos Afro-Latino NEALA
Data: 28 de Julho de 2023
Horário: 19 horas

Previous slide
Next slide