O evento será realizado neste domingo (28) e é gratuito e aberto à comunidade; a programação conta com gastronomia internacional, danças, grupos artísticos e artesanato
O evento terá um espaço gastronômico para comercialização de iguarias preparadas por estudantes na UNILA de vários países, de forma que os visitantes poderão provar pratos como Tchaka, Lalo e Fritay (Haiti), Solteiritas (Colômbia), Empanadas de Pino (Chile), Alfajores (Argentina), Anticuchos (Peru), Tacos (México) e Broa de Milharina (Brasil). Todas essas delícias são produzidas pelos próprios estudantes, que apresentarão as comidas típicas de seus países. De acordo com a coordenadora do projeto, a professora argentina Jorgelina Tallei, os estudantes terão a oportunidade de vender seus produtos e, assim, fazer renda extra para que possam ajudar em seus gastos diários na cidade.
A programação cultural também está diversa, com apresentação de artistas que também são alunos da UNILA e que vão mostrar um pouco da cultura de seus países, numa mistura de rap, samba, MPB, contando com a participação de Giss Díaz, Não tô de bobeira, Duo Esmeraldas, Luã Moonval, Luan y Alejandra.
As danças típicas dos países envolvidos também estarão representadas em diversos ritmos latinos, transitando entre o forró e a salsa, contando com a participação de expressões artísticas como San Juanito (Equador), Pollera Colorá (Colômbia), Festejo (Peru), Jarabe Tapatio (México), Tinkus (Bolívia).
O evento conta com o apoio de instituições públicas e privadas que trabalham com o tema da cultura, como a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e outras. Para conhecer melhor a programação gastronômica e cultural, acesse o perfil Instagram @fest.gastronomico.