Duas escolas de Foz do Iguaçu foram selecionadas na primeira etapa do Programa Mais Cultura nas Escolas, do governo federal. Ambas foram as únicas no estado. Uma delas, a Escola Municipal Emílio de Menezes, do bairro Morumbi, teve seu projeto encaminhado em parceria com o Iguassu Boulevard. A outra foi a Escola Municipal Olavo Bilac, do bairro Gleba Guarani.
A parceria surgiu de uma iniciativa do Boulevard para aumentar o acesso e a produção cultural na comunidade. Serão desenvolvidas atividades de “criação, circulação e difusão da produção artística” e “promoção cultural e pedagógica em espaços culturais”.
O responsável pelo Departamento Comercial e de Eventos do centro de lazer, Jefferson Amorim, explica que os estudantes irão participar de oficinas de interpretação e de produção audiovisual. “Escolhemos o tema meio ambiente, e no final do projeto os alunos estarão aptos a exibirem sua produção ao público.”
A lista das escolas selecionadas foi divulgada no dia 10 deste mês pelo Ministério da Cultura (Minc). “Para nós foi uma grata surpresa. Queremos ajudar a difundir a cultura e apoiar projetos sociais que visem este objetivo”, destaca Jefferson.
As atividades deverão começar no início de março e atenderão aproximadamente 660 crianças e um total de aproximadamente 8,5 mil pessoas, entre estudantes, professores, familiares e membros da comunidade. “Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre a preservação ambiental através da arte. Para eles, será uma grande experiência, pois irão frequentar as oficinas tanto na escola como no Boulevard”, comenta a diretora da Escola Emílio de Menezes, Leonilce da Cruz Bueno.
O programa – Em todo o país foram selecionados 1.001 projetos nesta primeira etapa. O Programa Mais Cultura nas Escolas é uma iniciativa dos Ministérios da Cultura e da Educação que tem por finalidade fomentar ações que promovam o encontro entre experiências culturais e artísticas em curso na comunidade.
Histórico – No ano passado, o Iguassu Boulevard recebeu mais de 2.500 alunos de escolas da rede pública e de outras entidades para exibições gratuitas de cinema. O projeto foi um sucesso e motivou o estabelecimento a ampliar o trabalho com as escolas públicas. Em 2014, a parceria com a Secretaria Municipal de Educação deverá permanecer.