O Carnaval é a festividade brasileira mais popular no mundo todo. Dependendo da região do país, as comemorações podem durar de três dias até um mês, como acontece nas cidades onde a festa é mais tradicional. No período dessa festa, o Brasil recebe turistas de diversos lugares do mundo, e os brasileiros se reúnem em uma só celebração.
O Carnaval deste ano acontecerá no início do mês de março. Cidades como Rio de Janeiro e São Paulo não terão o tradicional Carnaval de rua, mas ainda é possível curtir o feriado com programações turísticas diferentes. Foz do Iguaçu é uma cidade que conta com diversas atrações que não se resumem ao Carnaval de rua. A programação do ano passado foi um exemplo disso, e todos os anos os turistas podem aproveitar atrações semelhantes.
As origens do Carnaval
Apesar das comemorações pagãs, a origem do Carnaval está ligada ao cristianismo, pois seu surgimento é relacionado à Quaresma, um período litúrgico cultuado por cristãos, marcado por restrições e jejuns. A origem da palavra “carnaval” vem do latim “carnis levale”, que, na tradução literal, significa “retirar a carne” — mas seu simbolismo, na Antiguidade, representava o momento de aproveitar os prazeres da carne antes da chegada da Quaresma. O Carnaval era marcado pela abundância de comidas e bebidas, principalmente carne, que era um alimento pouco acessível para a maior parte da população da época.
Desde o início, o Carnaval sempre foi comemorado nas ruas. As pessoas saíam e molhavam umas às outras com águas perfumadas e até mesmo lama. Posteriormente, no século XX, no Brasil, começaram a surgir os carros alegóricos e as escolas de samba, que são hoje famosos em todo o mundo. Nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, essa comemoração é mais tradicional e tem maior proporção. Há desfiles em sambódromos e competições entre as escolas, que são formadas por milhares de pessoas que trabalham o ano todo para montar as fantasias e os carros alegóricos.
Mas isso não quer dizer que as comemorações nas ruas deixaram de acontecer. Ao contrário: o Carnaval de rua também é muito importante no país, com blocos de rua espalhados por todas as cidades do Brasil. Lugares turísticos programam atrações especiais para a data, com shows, apresentações de danças e experiências gastronômicas. Locais de diferentes setores e nichos recebem visitantes que aproveitam o feriado nacional. O Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, por exemplo, recebeu em 2021 cerca de 6 mil visitantes só no período do Carnaval. O local é tão procurado que já foi até tema de reportagem de uma emissora de TV da Alemanha.
A festividade tradicional tornou-se muito importante para a cultura popular brasileira e inspira hoje músicas, filmes e até jogos. O Carnaval é retratado em diversas formas de entretenimento. Tarsila do Amaral, uma das mais famosas artistas plásticas brasileiras, retratou o Carnaval em suas pinturas já em 1924.
Cultura pop retrata o Carnaval em diversos formatos
Sendo uma festividade tão importante em nosso país, diversos setores da cultura pop retratam o Carnaval à sua maneira. Em 1933, por exemplo, a produtora Cinédia, fundada por Adhemar Gonzaga, lançou A Voz do Carnaval, um curta-metragem e semidocumentário que mostrava os desfiles e as ruas do Rio de Janeiro durante o Carnaval. Depois, seguiram-se produções em diversas épocas, como Ó Paí, Ó, de 2007, e Rio, a famosa animação da Fox lançada em 2011. O filme contou com a dublagem de um elenco de Hollywood, tendo participação de Jesse Eisenberg, Anne Hathaway e Jamie Foxx, além de uma megaprodução. Também ganhou, três anos depois, uma continuação, que fez igual sucesso entre o público de diversas idades.
No mundo do entretenimento, muitos jogos também retratam o Carnaval. Exemplos disso são os jogos Samba de Amigo, desenvolvido para o videogame Nintendo Wii, e Carnaval Jackpot, disponível na plataforma de cassino online da Betway, que retrata com fidelidade a festividade e a alegria do Carnaval em um jogo de caça-níquel. Até mesmo jogos existentes em outros modelos se adaptam às comemorações do período carnavalesco, como é o caso de Angry Birds. Quando o filme de animação Rio foi lançado nos cinemas, a produtora Fox e a desenvolvedora do jogo, Rovio, firmaram uma parceria para desenvolver o Angry Birds Rio, baseado no filme e no Carnaval carioca.
A música, por sua vez, é já praticamente intrínseca ao Carnaval. Não dá para falar em Carnaval sem falar em música. O samba é o ritmo oficial da festividade e tem suas origens no mesmo período. Pode-se dizer que o samba só existe por conta do Carnaval. O Carnaval, por sua vez, não seria o Carnaval brasileiro que conhecemos se não fosse o samba. Dele também derivaram outros gêneros musicais, como pagode e bossa-nova, que integram a cultura popular brasileira. Além do ritmo próprio, outros gêneros musicais também passaram a se referir ao Carnaval, retratando-o em suas letras, melodias e videoclipes. Um exemplo disso é a música “Todo Carnaval tem seu fim“, da banda brasileira de rock alternativo Los Hermanos.
Toda essa variedade de representações carnavalescas nos mostram a diversidade que é inerente ao Carnaval. Sua importância para o Brasil vai muito além do turismo. É a construção da nossa cultura, tão diversa e plural.