Há muito tempo, Foz do Iguaçu se tornou um destino conhecido e reconhecido no mundo todo. Todos os anos, a cidade que abriga uma das novas 7 Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu, recebe visitantes de todas a nações. E para atrair ainda mais turistas, em 2007, nasceu a estratégia Foz do Iguaçu Destino do Mundo. Posicionamento que adotou uma marca em suas campanhas e promoções, transformando a cidade cada dia mais. E contribuiu com o aumento do desejo de viagem de turistas de todo o globo. Agora, a marca se renova, para que Foz do Iguaçu conquiste todos os sentidos.
A nova leitura da marca tem a assinatura de seu criador, Mario Verdi, e passa a ser apresentada em uma versão com mais liberdade de aplicações, com uma identidade flexível e traços de modernidade. A ideia é demonstrar um destino que valoriza sua diversidade da fauna, flora e cultura, mantida e representada na nova marca, seja pelas cores ou por elementos de identidade visual.
A partir de agora, os novos materiais promocionais de Foz do Iguaçu estamparão um layout com a nova identidade visual. Com lançamento oficial no dia 30 de setembro e com estreia nacional marcada para a feira ABAV Expo que acontece na cidade de Fortaleza, em outubro.
A fragrância do Destino Iguaçu
Para o lançamento da marca, foi criada uma fragrância inspirada nos dois principais elementos da cidade: povo e natureza. A Le Jardin, uma empresa 100% local, se inspirou nesses elementos e traduziu o povo com o uso de extratos de notas solares, predominantemente cítricas. Como a laranja apeapu, que teve sua dispersão realizada pelos jesuítas guaranis, que mesmo tendo uma presença invasora nas florestas dessa região, se adaptou a ponto de não merecer qualquer programa de eliminação pelos órgãos responsáveis pelos Parques Nacionais no Brasil e na Argentina. As notas cítricas dão sensação de arejado, descontração e alegria. Uma alegria característica do povo que recebe no Destino Iguaçu, com sua cultura, mistura de etnias, nacionalidades e sua vocação de bem receber.
A Natureza representada tão abundantemente pela água das Cataratas do Iguaçu, nos rios Iguaçu e Paraná e na água que gera energia na Itaipu Binacional, é traduzida por essências de notas aquosas de flores, como a peônia e a verbena.
A alegria do povo e a beleza da água são acompanhadas tanto na fragrância, como na vida, pelo verde da Mata Atlântica que protege, sob seu manto, nascentes, hospedando a vida. A lembrança da floresta é trazida pelas essências lenhosas do sândalo e do patchouli, com um toque de musgo de carvalho para representar a sensação do cheirinho da água nas nascentes que geram vida. Todos esses elementos juntos, formam uma pirâmide olfativa que, da base ao topo, garantem bem-estar, trazendo o Destino Iguaçu de volta à memória sempre que sentidos no ar.
O caminho até aqui
Durante muito tempo, Foz do Iguaçu foi vista como segundo plano do turismo nacional. Os destaques eram sempre negativos e os visitantes minguavam, não sustentado um setor turístico de forma organizada.
Para reverter esse cenário e profissionalizar o turismo local, em 2007, foi criada a Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu. Um compromisso firmado e voltado para a promoção do destino no Brasil e no exterior, com produção de materiais gráficos; campanhas publicitárias; participações em feiras nacionais e internacionais; apoio a captação e evento; foi quando nasceu a marca Foz do Iguaçu Destino do Mundo.
Unindo forças locais, Foz do Iguaçu partiu para sua reconstrução de imagem. Se reposicionando no mercado mundial, com foco no turismo de qualidade para lazer, eventos, ecoaventura e compras.
Já em 2009, a Gestão Integrada lança o Fundo Iguaçu. Criado para ampliar as ações de divulgação e promoção, qualificação e projetos estratégicos de infraestrutura. Assim, Foz do Iguaçu foi se consolidando como um dos três principais destinos de eventos do Brasil. Dobrou o número de visitantes de lazer. O aeroporto passou por uma repaginação e em 2018 alcançou seu recorde de embarques e desembarques. O parque hoteleiro, além de se qualificar, cresceu consideravelmente e deve ultrapassar os 40 mil leitos nos próximos anos.
Hoje, a Gestão Integrada do Turismo, formada pelo Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, Secretaria Municipal de Turismo, Projetos Estratégicos e Inovação de Foz, Itaipu Binacional, Visit Iguassu, o Fundo Iguaçu e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu, apresenta o Destino Foz do Iguaçu como:
Segundo destino mais visitado no Brasil por turistas estrangeiros; Terceiro destino mais visitado por turistas do Mercosul; Terceira cidade brasileira que mais recebe eventos internacionais ICCA; Primeiro lugar entre as cidades não-capitais no Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional; Conquista do Prêmio Nacional de Turismo, Melhor Governança – pelo Ministério do Turismo em 2019.