
No mundo de hoje estar presente online é extremamente importante para uma empresa, não importando o seu tamanho. Não importa se é uma grande indústria ou uma empresa pequena, que funciona na sua garagem. O objetivo final em ambos os casos é mostrar ao público consumidor o seu produto e dar um sinal de reputação.
Até poucos anos atrás era preciso ter conhecimentos técnicos na área para ter condições de desenvolver um site. Hoje em dia a maioria das plataformas dispõe de templates que ajudam na elaboração das páginas. O desenvolvimento de sites pode ser feito pelo próprio interessado e para isso basta escolher a plataforma correta.
Dispor de um site na internet tem várias finalidades, não apenas dar informações de sua empresa, mas também angariar novos clientes e aumentar suas vendas. Ele é o canal entre você e o público que pretende atingir. É a sua vitrine e por isso é preciso causar uma boa impressão para aqueles que o visitam.
Através de um site na internet sua empresa pode se tornar conhecida. Ter um produto de qualidade ou um atendimento altamente profissional é muito importante, mas como as pessoas saberão disso sem ser seus clientes? Compradores em potencial procuram no Google constantemente serviços e produtos para atender suas demandas. E sem um site você estará fora dessa tendência mundial.
Com o aumento dessa procura e a descoberta das empresas sobre essas oportunidades, o número de produtos dispostos explodiu; produtos tecnológicos, passagens aéreas, ração para cachorros, roupas, carros, casas e muito, muito mais.
Por mais que sua empresa marque presença no Instagram, Twitter e Facebook, ou em outras redes sociais, isso pode não ser suficiente para dar visibilidade aos seus negócios. Afinal estas são plataformas com algoritmos próprios e dificuldade para gerar alcance. Em um site o controle é maior.
Motivados pela facilidade que existe hoje em dia no desenvolvimento de sites, qualquer interessado tem condições de criar um site passo a passo com as devidas orientações.
Como criar seu site?
Primeiro de tudo é preciso comprar o domínio, o endereço do site. Além do .com e .com.br há diversas outras opções, mas fique atento porque pode valer mais a pena escolher um .com.br que não esteja selecionado que se aventurar por outros nomes.
Comprado o domínio, é preciso escolher a plataforma para criar o site, inclusive qual será a hospedagem. Algumas empresas possibilitam a criação do site e da plataforma unidas, fazendo o desenvolvimento da página ser bastante rápido.
Outros optam pelo WordPress, o editor e publicador mais famoso do mundo. Em sua versão .org é possível ter mais controle sobre o site, mas também é necessário comprar uma hospedagem e apontá-la para o domínio, sendo um processo que exige um pouco mais de conhecimento.
Feito isso, é preciso cuidar da parte gráfica. Fontes, cores das páginas, escolha de imagens, criação de textos, tudo isso pode ser atualizado depois, mas é legal já tomar algumas decisões antes de apresentar o site para o mundo.
No que devo prestar atenção ao criar o site
Algumas coisas são mais óbvias, outras nem tanto. Começando pelo básico, veja se o site cumpre um propósito e deixa claro sua intenção. Se é uma loja online, veja se o acesso é fácil, se escolher produtos é uma tarefa simples e se tudo está bem programado.
Revise todo o conteúdo para ver se não há erros de português ou botões/links que não funcionam. Também note se a escolha de cores, fontes e imagens deixa a legibilidade fácil. Nada pior que um site que complica a visualização do leitor.
Peça para alguém entrar no site e falar sua opinião. Passado alguns dias, pesquise seu site no Google e veja se ele aparece, já que essa será uma fonte constante de acessos. Tenha uma senha segura para acessar o site para impedir problemas com ciberataques, algo que infelizmente é comum.
Por fim, pense na possibilidade de um redator profissional ou um trabalho de SEO. Dessa forma seu conteúdo será otimizado para aparecer mais acima nas procuras que as pessoas