Search
Previous slide
Next slide

MPF pede instalação de barreira sanitária na Ponte da Amizade

Previous slide
Next slide

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou nesta quinta-feira (1º de julho), uma ação civil pública com pedido liminar de tutela de urgência, para que a União garanta imediatamente o reforço de medidas de vigilância sanitária de fronteira entre Brasil e Paraguai, notadamente na Ponte Internacional da Amizade.

A instalação de barreira sanitária é defendida pelo Município desde a reabertura da via, em outubro do ano passado. Em maio deste ano, a prefeitura reforçou o pedido para evitar a circulação da variante indiana do coronavírus. Mais de 800 cidadãos da Índia residem no Paraguai.

Na ação, o MPF também requer que a União realize aportes financeiros em Foz do Iguaçu para compensação dos prejuízos sofridos pelo sistema público de saúde com a reabertura da ponte. A explosão de novos casos e de mortes por covid no município, sede da 9ª Regional de Saúde do Paraná, levou ao colapso o sistema de saúde da Macro Regional-Oeste.

Embora a 9ª Regional de Saúde atenda apenas nove municípios em sua circunscrição, reforça o MPF, ela é responsável pelo maior coeficiente de incidência por regional de saúde (casos confirmados por 100 mil habitantes), bem como pelo maior coeficiente de mortalidade por regional de saúde (óbitos por 100 mil habitantes).

Até 25 de junho, a regional já acumulava mais de 60.303 casos de covid-19 confirmados e 1.353 óbitos. Após um mês da abertura da Ponte, o que se observou foi um significativo aumento de casos confirmados no município.

Previous slide
Next slide