Durante os dias 25 a 28 de março, a agência realizou uma ação semelhante a black friday oferecendo até 70% de desconto em atrativos, restaurantes, transportes, hotéis e pacotes aéreos.
Mas não foram só os descontos que chamaram a atenção dos clientes da Loumar. A forma como a agência usou a tecnologia para vender o destino turístico foi algo inédito em todo o mundo.
O grupo Loumar já vem realizando lives commerce (vendendo em lives especiais) desde agosto de 2020 e hoje se consolidou como a pioneira e conhecedora desse recurso que possibilita uma interação muito grande com pessoas que estão interessadas em viajar.
Ceo do grupo Loumar, Marcelo Valente, diz que esta tecnologia se conecta com o modelo de atendimento humanizado que implantou na Loumar há mais de 10 anos. “Naquela época enquanto as grandes empresas do setor investiam em atendimento robótico, nós sabíamos que o sucesso era ter pessoas por trás do nosso call center. E só agora, depois de uma década, estamos vendo as grandes operadoras fazendo o mesmo. As lives, agora, trazem um frescor para o nossa forma de vender. É uma oportunidade das pessoas conhecerem Foz com muita informação e entretenimento, e o melhor comprando antes mesmo de estar aqui”, diz Valente.
Lives Commerce são uma tendência que surgiu na China com o isolamento social causada pela pandemia do COVID-19. Em casa, consumidores passaram a seguir influenciadores digitais que vendiam praticamente tudo através de suas redes.
No ocidente, a tendência foi seguida pelos grandes varejistas usando suas próprias plataformas, estúdios e influencers parceiros. No Brasil, a Loumar foi a primeira agência de turismo do mundo a usar esta tecnologia para a venda de atrativos turísticos para o consumidor final.
André Vinícius Teixeira, gerente da Loumar, se inspirou em grandes cases de lives commerce para trazer para Foz do Iguaçu uma tecnologia ágil que permitiu conectar o destino com as pessoas que estão procurando algum lugar para viajar. “Criamos um modelo próprio com os recursos que tínhamos disponíveis e colocamos para rodar com a rapidez que o mercado pede. Nossos clientes são conectados e oferecer para eles essa nova opção de compra é um dos objetivos da Loumar”, diz Teixeira.
Loumar Days
Durante os 30 dias de ações que antecederam as vendas, a ação também serviu para manter ativa a vontade dos brasileiros em Foz do Iguaçu. “Queremos manter viva a memória de Foz do Iguaçu não só na mente de nossos clientes, mas também de todas as pessoas que procuram um momento de lazer pós pandemia. A Loumar Days também serve de ativação de marketing do destino”, comenta Garon Piceli, diretor de marketing.
No YouTube a Loumar Days impactou diretamente 370 mil pessoas e no Facebook quase o dobro, levando Foz do Iguaçu para 709 mil usuários. Com destaque para uma publicação mostrando as Cataratas do Iguaçu para 150 mil pessoas.
Nas lives, nenhum apresentador conhecido. Os próprios “influencers foram os funcionários da Loumar. Motoristas, setor comercial e operacional se revezaram a frente das câmeras levando todo o seu conhecimento para mais de 25 mil pessoas.
“O feedback que temos de nossos clientes é algo surpreendente. Eles adoram a interação que criamos transformando a venda de Foz do Iguaçu em um verdadeiro show”, finaliza Valente.