A notícia pegou as duas jovens de surpresa. Elas estão na fase de lançamento da startup que idealizaram: uma plataforma que vende serviços de design sob demanda de maneira acessível e sem burocracias. Elaine Colombo e Samar Gatthas descobriram o programa do Governo do Reino Unido, em parceria com a Future Females Business School, que apoiaria 50 mulheres empresárias a expandirem seus negócios de base tecnológica no Brasil. Decidiram se inscrever e foram selecionadas, entre mais de 700 projetos inscritos.
O programa é ministrado em plataforma de e-learning durante três meses, e preparará mulheres empresárias com habilidades empreendedoras à melhores práticas para iniciar e desenvolver negócios sustentáveis e bem-sucedidos, que utilizam a tecnologia não apenas para gerar riqueza para si, mas para oferecer maior impacto na comunidade e no meio ambiente.
Segundo a Associação Brasileira de Startups, apenas 15% das startups brasileiras têm mulheres como fundadoras. Além disso, apenas 3% das PMEs brasileiras chegam aos mercados internacionais, de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor, que exclui a grande maioria dos empresários brasileiros dos benefícios de aumento de produtividade, competitividade e receita. O programa Future Female ajudará as mulheres brasileiras a mudar esses números, conectando empreendedores a uma rede global de apoio de proprietários de negócios de sucesso, mentores, investidores e especialistas.
A Hubee
A Hubee é uma empresa recém-nascida, fundada por duas jovens mulheres com experiência em tecnologia e criatividade, que desejam criar uma nova maneira de contratar serviços de design e, ao mesmo tempo, criar oportunidades econômicas para jovens em países em desenvolvimento como o Brasil. O objetivo da plataforma que Elaine e Samar criaram é vender serviços de design gráfico sob demanda, como UX / UI Design e design de marca, sem os intermediários convencionais, como agências ou bureau de comunicação, agilizando o processo, desde o briefing até a entrega, com menos burocracias.
“Nossa plataforma está em desenvolvimento; ainda não temos receita e precisamos estruturar nossa base. Sabemos que existe uma curva de aprendizagem e esse programa veio em uma boa hora para nos ajudar a percorrermos esse caminho inicial da maneira correta, bem estruturada e com suporte”, comenta Samar, a sócia que representará a Hubee no programa. “Recentemente, iniciamos uma estratégia de divulgação fria, criamos nossos pacotes de serviços e listamos em alguns mercados como um teste de canal. Mas nosso grande objetivo é ter tudo listado em nossa própria plataforma (da compra à entrega)”, explica Elaine.
Quem é a International Tech Hub Network?
A International Tech Hub Network (ITHN) é uma iniciativa do governo do Reino Unido para estimular a inovação e a tecnologia em nível local por meio do estabelecimento de parcerias entre os setores de tecnologia internacionais e o Reino Unido, estimulando as economias digitais locais e construindo habilidades digitais. O programa opera na África do Sul, Nigéria, Quênia, Indonésia, Índia, Israel e Brasil.
As Fundadoras da Hubee:
Elaine Colombo, publicitária e designer, com mais de 11 anos de experiência ajudando marcas e empresas de vários portes a dar vida às suas ideias. Durante sua jornada profissional também participou de iniciativas como AIESEC e outros projetos voluntários que têm como foco a liderança e desenvolvimento de jovens. Deseja inspirar e apoiar jovens, especialmente mulheres, a conquistarem seus espaços.
Samar Ghattas, mudou sua graduação de engenharia para marketing. Nascida na Venezuela, criada no Brasil em uma família árabe, a diversidade está em suas veias. Seu histórico de trabalho é em uma startup global de SaaS, como inside sales, e sua paixão é tecnologia, inovação e encontro com novas culturas. Também aderiu a iniciativas como AIESEC, Fundação Estudar / Lemman e outros projetos de voluntariado com foco em liderança e desenvolvimento de jovens. Ela acredita que a educação é a única forma de progredir e deseja capacitar os jovens a construir uma vida melhor para si próprios.