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Grande resort da tríplice fronteira, Iguazú Grand Hotel pode se inspirar em cultura e entretenimento para manter sua boa fama

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As vantagens associadas à tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina são várias, e elas começam com a presença do monumento natural que são as cataratas do Iguaçu. Mas para além disso, existem também as “obras humanas” que servem de atração para gente de dentro e de fora da região frequentar um espaço que foi agraciado pela natureza desde o seu princípio.

Isto inclui o fácil acesso a espaços como os mercados da Ciudad del Este, cuja atratividade foi fator motivador na decisão do governo federal em aumentar a cota de compras de brasileiros nas fronteiras de 300 para 500 dólares. E também o Iguazú Grand Resort Spa & Casino, localizado no lado argentino da fronteira, que é um dos grandes espaços hoteleiros do tipo “resort” na Argentina.

Vista aérea do hotel | Foto: Booking

O estabelecimento acaba atraindo turistas do resto da Argentina, do Paraguai e também do Brasil, o que inclui brasileiros que não são do Paraná. Estes frequentam o resort não só pela sua excelente localização, próxima às cataratas, mas também pelo seu spa, jogos de cassino e atrações que aterrizam regularmente no Crown Bar.

Mas apesar dos grandes “reviews” que o espaço ganha anualmente, o mesmo já não é tão bem quisto quanto em tempos mais antigos. Isto é efeito direto da falta de renovações que o espaço, único na região de Puerto Iguazú, tem sofrido nos últimos anos.

Enquanto a concorrência local é inexistente, isso não significa que o Iguazú Grand Resort Spa & Casino deva ficar “parado no tempo” frente ao perigo de perder clientes para outros resorts em outros lugares da Argentina e até mesmo do resto da América do Sul. Por sorte, esse problema é algo que outros resorts espalhados pelo mundo já passaram. E o resort de Puerto Iguazú pode muito bem aprender com suas contrapartes internacionais.

Inspirações culturais e geográficas

Vê-se um incentivo muito maior para se realizar inovações em resorts e casas semelhantes em cidades que contam com um número maior de estabelecimentos como estes. Um dos melhores exemplos que vem em mente neste sentido é justamente Las Vegas, nos Estados Unidos.

Além dos enormes prédios que unem hotéis luxuosos com espaços de jogos, outra visão frequente da cidade são os guindastes. Enquanto Nova York é a cidade que nunca dorme, Las Vegas é a cidade onde estes maquinários nunca param, com resorts como o Circa expandindo suas áreas de restaurantes e hotelaria a partir deste ano. Ao mesmo tempo, aparecem novos espaços como o Resorts World, cuja abertura está planejada para o meio do ano que vem.

No geral, estes resorts mais atuais tornam-se espaços com temáticas inspiradas em outras partes do mundo. O próprio Resorts World está sendo preparado com uma temática chinesa; enquanto resort famosos como o New York-New York e o Luxor, tem inspiração na cidade de Nova York e nos monumentos egípcios, respectivamente.

Inspirações do mundo do entretenimento

Uma das maneiras do Iguazú Grand Resort Spa & Casino seria fazer como estes resorts em Las Vegas, e buscar uma temática arquitetônica inspirada em alguma grande cidade ou nação do mundo que acabe tornando-o muito mais do que um resort na tríplice fronteira. Mas outra via que seria quiçá até inovadora como temática de uma reformulação do cassino, seria a inspiração buscada através do mundo do entretenimento.

Para tal, o Iguazú poderia olhar para vários ramos da indústria. Com a música latina fazendo tamanho sucesso lá fora, reformular alguns dos espaços de jogos com inspiração em artistas que quebram recordes de venda, como Anitta, não seria uma má ideia. O mesmo vale para a sites de cassinos online, onde empresas como a Betway lideram a expansão de negócios desse ramo. Muito disso vem a partir da junção de novas tecnologias como cassinos ao vivo pela internet e centenas de opções de jogos de caça-níqueis, roleta e cartas online, com um estilo visual sóbrio, porém atraente.

Este último pode ser visto também nos videogames, encontrado em jogos de grande sucesso como Call of Duty: Modern Warfare e os jogos de esportes da Electronic Arts que angariam bilhões de dólares de receita ano a ano. E não se pode deixar de lado a possibilidade de lançar mão de franquias famosas de filmes como Star Wars, e seus visuais peculiares que poderiam fazer do resort uma atração quiçá intercontinental.

Entre uma multitude de opções, a escolha final é feita a partir do tipo de público que o estabelecimento deseja atrair após uma reformulação como essas. A atração e manutenção de clientes mais tradicionais, que podem não ser grandes em número, mas que compensam isso com sua lealdade, levaria a escolhas mais “conservadoras”. Enquanto que a busca por clientes com mentalidade mais moderna, levaria o resort a buscar novos visuais que refletissem e atraíssem esse tipo de consumidor.

Todo mundo pode sair ganhando

Sem reformulações, é bem capaz do Iguazú Grand Report Spa & Casino manter-se atraente para o público em geral – apesar da crise que nos acomete, que limita também as possibilidades de viagem através dos bolsos mais apertados, e também as fronteiras fechadas entre Brasil e seus vizinhos. Entretanto, esse seria também o sinal de ambições limitadas por parte de seus gerentes.

Isso se torna ainda mais evidente em um contexto onde concorrências não são mais apenas locais, mas também inter-regionais. Enquanto o Iguazú pode também continuar a ser um dos poucos resorts da região inteira, ele pode perder terreno para estabelecimentos mais novos que fiquem até mesmo longe das cataratas, e que poderá atrair para si clientes em potencial do resort.

Por isso, não são apenas os resorts de Las Vegas e de outras cidades com uma grande densidade desse tipo de estabelecimento que devem estar atrás de inovações constantes. Negócios locais também fazem bem em buscar estes desenvolvimentos, ajudando economias locais a se desenvolverem, e quiçá atraindo clientes de novos cantos para si e para outros estabelecimentos em sua volta. Assim, no fim, todo mundo sai ganhando!

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